No início, a produção de filmes na América estava baseada em Nova York e Nova Jersey (EUA). Eram os tempos de Mack Sennett, e suas comédias, dos estúdios da Keystone e de um jovem cômico vindo da Inglaterra, Charles Chaplin. Ao mesmo tempo, o Diretor e pioneiro David Wark Griffith começa a revolucionar a linguagem cinematográfica, principalmente na narrativa e na montagem.
À medida que os primeiros filmes americanos se tornaram lucrativos, inicialmente com o sucesso do primeiro filme “O Grande Roubo do Trem”, 1903, de Edwin Porter, o cinema foi encarado por investidores como uma indústria em potencial.
Na época inicial, a maior parte das patentes dos equipamentos e processos cinematográficos pertencia à Motion Picture Patents Company, de Nova Jersey, empresa comandada pelo inventor Thomas Edison.
Edison, anteriormente, já havia desenvolvido o cinetoscópio com imagens em movimento e também foi o primeiro criador de um estúdio de cinema, o Black Maria, também em Nova Jersey.
Diante das dificuldades de ordem legal e de taxas altas a pagar, que restringiam e encareciam as produções cinematográficas, muitos cineastas acabaram se deslocando para a costa oeste do país, Los Angeles, Califórnia, onde poderiam burlar mais facilmente as leis referentes às patentes dominadas severamente por Edison. Cabe assinalar que Thomas Edison, mais tarde, perderia batalhas judiciais e, com isso, o monopólio das patentes.
Hollywood era um distrito que foi anexado à cidade de Los Angeles. Filmar na costa oeste dos EUA possuía diversas vantagens: a mão-de-obra era abundante, o clima ameno e ensolarado da região era ideal para filmagens externas durante o ano inteiro, as paisagens eram planas e montanhosas e havia uma grande variedade de cenários, tudo isso contribuía para impulsionar a produção cinematográfica local.
No início, o famoso letreiro no monte fora feito por empreendedores imobiliários do Distrito e se chamava Hollywoodland. Tempos depois, o letreiro do monte mudou definitivamentepara Hollywood.
Nascido na Inglaterra, David Horsley foi essencialmente “o homem que inventou Hollywood” e o primeiro investidor independente do cinema. Estabeleceu-se inicialmente em Nova Jersey e sofreu nas mãos do inventor Thomas Edison que detinha o monopólio das patentes cinematográficas.
Para escapar dos custos de Edison, Horsley desenvolveu seus próprios equipamentos cinematográficos, como um artesão, e realizou inúmeros filmes em preto e branco. Vendo as oportunidades que surgiam na costa oeste dos EUA se firmou no Distrito de Hollywood onde criou seu próprio estúdio.
O primeiro estúdio de cinema de Hollywood foi a Nestor Motion Picture Company, inaugurada em 1911 por David Horsley, pioneiro da indústria cinematográfica americana. Horsley, um emigrante inglês, possuía muita perseverança e transformou Hollywood na capital mundial do cinema. Tempos depois, seu estúdio foi incorporado à Universal Film Manufacturing Company do também pioneiro Carl Laemmle.
O primeiro Diretor de cinema a realizar um filme totalmente em Hollywood foi David Griffith, com o curta-metragem “In Old California”, 1910. Depois de rodar alguns outros pequenos filmes durante os anos 10 do século XX, Griffith brilharia com obras grandiosas e polêmicas, tais como “O Nascimento de uma Nação”, 1915, e “Intolerância”, 1916, ambos os filmes inovadores e de longa-metragem. Entretanto, Griffith teve sua reputação comprometida por ter sido taxado de racista e defensor da Ku Klux kan.
Daí em diante, Hollywood não parou mais e ficaria famosa pela sua estética cinematográfica baseada em grandes estúdios, em dramas romanceados e pelo aparecimento dos “galãs” e das “musas” do cinema.
É interessante informar também o surgimento dos chamados “nickelodeons” (nickel=dinheiro e odeon=teatro) que foram os primeiros cinemas públicos nos EUA. A maioria deles eram armazéns transformados em cinemas, freqüentados em sua maioria por trabalhadores e imigrantes. Aí foi o início da popularização do cinema e que se transformaria num hábito do cotidiano da vida dos americanos.
eBooks para venda – Clique abaixo no banner para comprar
Informações gerais Frankenstein é um filme gótico de ficção científica e drama estadunidense de 2025, produzido, escrito e dirigido pelo…
Filme: Intriga Internacional, 1959 Direção: Alfred Hitchcock Música: Tema principal do filme Composição: Bernard Herrmann…
Filme: O Agente Secreto, 2025 Direção: Kleber Mendonça Filho Elenco: Wagner Moura, Maria Fernanda Cândido,…
Filme: O Trem Italiano da Felicidade”, 2024 Direção: Cristina Comencini Elenco: Serena Rossi, Christian Cervone,…
Informações iniciais A presença da mulher em filmes remonta já no início da história do…
Série: 1883, 2021 Criação: Taylor Sheridan Elenco: Sam Elliott, Isabel May, Tim McGraw, Faith Hill,…