Filme “O Alfaiate”: Suspense e intrigas mafiosas num ambiente fechado

Sinopse: Um alfaiate britânico (Mark Rylance), competente e refinado, se muda para Chicago após uma tragédia pessoal. Lá, ele retoma suas atividades profissionais. Acontece que seus principais clientes são mafiosos e sua alfaiataria se transforma num lugar de encontros secretos e intrigas do submundo do crime. Leonardo, o alfaiate, é chamado de “inglês” pelos mafiosos, mas ele se auto intitula “o cortador”.

Comentário: O filme “O Alfaiate” é um ótimo lançamento da Netflix. Ele se passa nos anos 50 em Chicago onde gângsters e atividades mafiosas possuem muito poder nos negócios da cidade. O filme transcorre em um único cenário, dentro da alfaiataria. Nesse ambiente fechado, a narrativa e as atuações se tornam teatrais e geram suspense, ansiedade e mistério. Existe uma guerra de duas gangues de mafiosos fora da alfaiataria, nas ruas, mas o espectador não vê. O que se vê são conversas de mafiosos, pacotes, segredos, brigas, mortes e intrigas dentro de um local que vai ficando claustrofóbico e insustentável. Essa situação, cada vez mais perigosa, vai deixando nosso protagonista (o alfaiate Leonard) no centro de um jogo mortal de interesses de gangsters.  Para aumentar o suspense da narrativa, existe um espião e uma fita comprometedora que pode desvendar os negócios ilícitos junto ao FBI. Todos querem a fita.

O filme apresenta um mosaico de pessoas diferenciadas, mas todas mentirosas e ardilosas. Cada um tem seu próprio interesse, cada um vai se mostrando aos poucos e nenhum fala a verdade. À medida em que o roteiro avança, muitas reviravoltas acontecem, deixando o espectador ansioso e curioso pelo desfecho da trama. Assim como o filme se inicia com o protagonista abrindo sua alfaiataria para um novo dia de trabalho, assim também o filme termina, quando Leonardo, o alfaiate, fecha as portas da loja. Nesse meio termo, muita coisa acontece e os mistérios vão se resolvendo ao longo da narrativa, com muitas surpresas e incríveis desdobramentos da história. O filme é psicológico e, em alguns momentos, também violento. O que sobra para o alfaiate é a sua tesoura para reiniciar suas atividades profissionais onde for possível. Onde ele está não dá mais.

 

Cenas de “O Alfaiate”, 2022

Maurício de Oliveira

Share
Published by
Maurício de Oliveira

Recent Posts

“Frankenstein”: A busca pela imortalidade ou brincando de Deus

Informações gerais Frankenstein é um filme gótico de ficção científica e drama estadunidense de 2025, produzido, escrito e dirigido pelo…

2 semanas ago

Trilhas e músicas: Intriga Internacional (1959) e Elvis (2022)

Filme: Intriga Internacional, 1959 Direção: Alfred Hitchcock Música: Tema principal do filme Composição: Bernard Herrmann…

2 meses ago

“O Agente Secreto”: Filme brasileiro é premiado no Festival de Cannes.

Filme: O Agente Secreto, 2025 Direção: Kleber Mendonça Filho Elenco: Wagner Moura, Maria Fernanda Cândido,…

2 meses ago

“O Trem Italiano da Felicidade”: Pobreza, resiliência e humanidade

Filme: O Trem Italiano da Felicidade”, 2024 Direção: Cristina Comencini Elenco: Serena Rossi, Christian Cervone,…

4 meses ago

Mulheres no cinema: Uma seleção de Diretoras talentosas

Informações iniciais A presença da mulher em filmes remonta já no início da história do…

5 meses ago

Série “1883”: A saga de colonos no velho oeste americano

Série: 1883, 2021 Criação:  Taylor Sheridan Elenco: Sam Elliott, Isabel May, Tim McGraw, Faith Hill,…

7 meses ago