O Midiático Oscar de Hollywood
Origem, objetivo, primeiro filme premiado e local do evento
Na década de 1920, o cinema norte-americano estava em franca expansão. Nesse período, várias personalidades do cinema reuniram-se e criaram a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Academy of Motion Picture Arts and Sciences – Ampas, em inglês), no ano de 1927 em Los Angeles. Os filmes selecionados para concorrer e a escolha dos vencedores do Oscar são determinados pelos membros da Academia e os prêmios são concedidos anualmente aos profissionais da indústria cinematográfica.
A ideia da criação dessa instituição foi dada por Louis B. Mayer, chefão da Metro-Goldwyn-Mayer (empresa norte-americana de produção e distribuição de filmes e programas televisivos), para cuidar da imagem dos estúdios de cinema de Hollywood e resolver problemas trabalhistas. Os membros que formavam a Academia na época decidiram que era necessário criar um evento que premiasse as melhores produções de cinema de cada ano e, assim, nasceu o Oscar. A primeira cerimônia do Oscar foi realizada em 16 de maio de 1929, no Hotel Roosevelt localizado em Los Angeles.
Louis B. Mayer, Chefe da MGM, idealizador da Academia de Hollywood em 1927
O Oscar de Hollywood oferece prêmios em 24 categorias da indústria cinematográfica, incluindo filmes de longa-metragem, curtas-metragens, documentários e filmes estrangeiros. É o mais badalado e midiático evento mundial do cinema. A premiação dá muito prestígio aos filmes vencedores e aos atores e atrizes.
O primeiro filme vencedor do Oscar de Hollywood em 1929 foi “Asas”, dirigido por William A. Wellman e interpretado pela grande musa do cinema americano, Clara Bow.
Cartaz de premiação e “Asas”, primeiro filme premiado com o Oscar de Hollywood, 1929
O evento do Oscar é realizado anualmente, no mês de fevereiro, no Dolby Theatre, uma sala de espetáculos situada em Hollywood Boulevard, na cidade de Los Angeles na Califórnia, Estados Unidos. Los Angeles é uma das maiores cidades dos Estados Unidos e se localiza na costa oeste. Muitas vezes conhecida por suas iniciais, “LA”, e apelidada de “Cidade dos Anjos”, Los Angeles é um centro mundial de negócios, comércio internacional, entretenimento, cultura, mídia, moda, ciência, tecnologia e educação.
A cidade de Los Angeles abriga a indústria de cinema de Hollywood, possui o famoso “Hall da Fama” e bairros super famosos como Beverly Hills. A importância do setor de entretenimento para a cidade levou muitas celebridades a residir em Los Angeles e em seus subúrbios.
Cidade de Los Angeles, costa oeste americana
Dolby Theatre, local da cerimônia do Oscar de Hollywood
Curiosidades sobre o Oscar
O Oscar em si é uma pequena estatueta de 35 cm de altura pesando quase quatro quilogramas, feita de estanho folheado a ouro de catorze quilates, em forma de um cavaleiro sobre um pedestal no formato de um rolo de filme, com uma espada de cruzado atravessada verticalmente ao peito. Concebida em 1929 pelo diretor de arte Cedric Gibbons e pelo escultor George Stanley, não sofreu mudanças significativas até hoje, nos mais de 90 anos em que já foi entregue.
Existem duas versões para explicar o apelido Oscar ao prêmio concedido: A versão mais popular e conhecida para o nome dado ao careca dourado é a que concede sua autoria à secretária-executiva da Academia de Hollywood, Margareth Herrick, que ao vê-lo comentou que a pequena estátua parecia muito com seu tio Oscar. Outra versão dá conta que a atriz Bette Davis o teria apelidado assim, dado a semelhança da estatueta com seu primeiro marido, Harmon Oscar Nelson.
Cedric Gibbons, o designer do Oscar
Protestos e injustiças
A cerimônia do Oscar de Hollywood já teve diversos episódios singulares: A ausência dos premiados que demonstraram desprezo ao prêmio e também protestos políticos, como, por exemplo, quando o ator Marlon Brando enviou uma índia para receber seu Oscar de melhor ator pelo filme “O Poderoso Chefão”, em protesto contra a maneira como os povos indígenas eram tratados nos filmes.
Também ocorreram muitas injustiças. Uma delas foi o fato do cineasta Alfred Hitchcock nunca ter sido premiado com o Oscar de melhor diretor.
Protesto de Marlon Brando no Oscar, 1973
Principais artistas e filmes premiados nas categorias
Produtores mais premiados
Dois produtores receberam três estatuetas de Melhor Filme cada: Sam Spiegel, por Sindicato de Ladrões (On the Waterfront, 1954), A Ponte do Rio Kwai (The Bridge on the River Kwai, 1957) e Lawrence da Arábia (1962); e Saul Zaentz, por Um Estranho no Ninho (One Flew Over the Cuckoo’s Nest, 1975), Amadeus (1984) e O Paciente Inglês (1996).
Produtores Sam Spiegel e Saul Zaentz
Filmes mais premiados
Três filmes permanecem empatados com 11 estatuetas, o recorde máximo da Academia até hoje: Ben-Hur (1959), Titanic (1997) e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003).
O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei (2003) levou todos os prêmios a que foi indicado: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção, Melhor Mixagem de Som, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Montagem e Melhores Efeitos Visuais.
Filmes mais premiados: “Ben-Hur”, 1959, “Titanic”, 1997, e “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei”, 2003
Maior vencedor do Oscar
Walt Disney recebeu 22 estatuetas. Ele também é a pessoa com o maior número de indicações (59 no total) e o maior número de prêmios em um único ano, levando quatro estatuetas em 1954 (Melhor Curta-Metragem Animado, Melhor Média-Metragem, Melhor Documentário Curta-Metragem, Melhor Documentário Longa).
Walt Disney, o maior vencedor do Oscar
Diretor mais premiado
O lendário diretor americano John Ford levou quatro estatuetas por Depois do Vendaval (The Quiet Man, 1952), Como Era Verde o Meu Vale (How Green Was My Valley, 1941), Vinhas da Ira (The Grapes of Wrath, 1940) e O Delator (The Informer, 1935).
John Ford, o diretor mais premiado com quatro estatuetas do Oscar
Atores mais premiados
Katharine Hepburn levou o prêmio de Melhor Atriz principal quatro vezes por Num Lago Dourado (On Golden Pond, 1981), O Leão no Inverno (The Lion in Winter, 1968), Adivinhe Quem Vem Para Jantar (Guess Who’s Coming to Dinner, 1967) e Manhã de Glória (Morning Glory, 1933).
Daniel Day-Lewis é o dono do recorde entre os homens, tendo levado o prêmio três vezes por Meu Pé Esquerdo (My Left Foot: The Story of Christy Brown, 1989), Sangue Negro (There Will Be Blood, 2007) e Lincoln (2012).
Atores mais premiados: Katharine Hepburn e Daniel Day-Lewis
Filmes premiados nas cinco principais categorias
Três filmes receberam os prêmios nas principais categorias, ou seja, o Oscar de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Roteiro (original ou adaptado): “Aconteceu Naquela Noite” (It Happened One Night, 1934), dirigido por Frank Capra, “Um Estranho no Ninho” (One Flew Over the Cuckoo’s Nest, 1975), dirigido por Milos Forman, e “O Silêncio dos Inocentes” (The Silence of the Lambs, 1991), dirigido por Jonathan Demme.
Filmes “Aconteceu Naquela Noite”, 1934, “O Estranho no Ninho”, 1975, e “O Silêncio dos Inocentes”, 1991
O Diretor estrangeiro mais premiado
O diretor italiano Federico Fellini é o mais premiado com o Oscar de melhor filme estrangeiro. Foram quatro estatuetas pelos filmes “A Estrada da Vida”, 1954, “Noites de Cabiria”, 1957, “Oito e ½”, 1962, e “Amarcord”, 1973. Além disso, recebeu o quinto Oscar pelo conjunto da obra.
Federico Fellini levou cinco estatuetas do Oscar
Maior número de prêmios para um filme estrangeiro
Dois filmes permanecem empatados com quatro prêmios para cada: Fanny & Alexander (Fanny och Alexander, 1982), dirigido por Ingmar Bergman, com os prêmios de Melhor Filme Estrangeiro (Suécia/França/Alemanha Ocidental), Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino; e O Tigre e o Dragão (Wo hu cang long, 2000), dirigido por Ang Lee, com os prêmios de Melhor Filme Estrangeiro (China/Taiwan/Hong Kong), Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Trilha Sonora.
Filmes “Fanny & Alexander”, 1982, e “o Tigre e o Dragão”, 2000
As mais novas atrizes premiadas
Tatum O’Neal recebeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante aos 10 anos pelo filme “Lua de Papel” (Paper Moon, 1973). Marlee Matlin, que aos 21 anos levou o Oscar de Melhor Atriz por “Filhos do Silêncio” (Children of a Lesser God, 1986), é a mais jovem vencedora na categoria principal de atuação. Shirley Temple, porém, é a vencedora do Oscar mais jovem, levando aos 06 anos um prêmio não competitivo, o Academy Juvenile Award, entregue em 1934.
Shirley Temple, Tatum O’ Neal e Marlee Matlin
“Nomadland”, 2021, o último vencedor do Oscar de melhor filme
Seleção histórica de filmes vencedores do Oscar de Hollywood! Assistam!
eBooks para venda – Clique abaixo no banner para comprar