Festivais
O Festival Internacional de Cinema de Istambul, Turquia (IKSV)

O Festival Internacional de Cinema de Istambul, Turquia (IKSV)

O Festival Internacional de Cinema de Istambul é o mais importante e mais antigo festival de cinema da Turquia. Realiza-se anualmente em abril desde 1982 e tem como objetivo incentivar a produção cinematográfica turca, premiar filmes das mais variadas tendências e promover filmes internacionais de qualidade no mercado de cinema da Turquia. É organizado pela Fundação Para as Artes e Cultura de Istambul (İstanbul Kültür Sanat Vakfı, IKSV), uma organização sem fins lucrativos.  

O festival foi organizado pela primeira vez em 1982, no âmbito do Festival Internacional de Istambul, como “Semana do Cinema”, consistindo então na apresentação de seis filmes. O único tema dos filmes participantes era “Artes e Cinema”, em linha com o contexto do Festival Internacional de Istambul. Em 1983 o evento foi realizado com o título “Dias do Cinema de Istambul”, tendo-se realizado ao longo de um mês integrado no mesmo festival.

A partir de 1984 o festival ganhou identidade própria e foi transferido para o mês de abril. Em 1985, foram incluídas duas secções de competição no programa, uma para cinema turco e outra para produções internacionais. Desde 1987 que os “Prémios Honorários de Cinema” são apresentados.

Nos anos seguintes, os “Dias do Cinema de Istambul” estabeleceu firmemente a sua posição entre os festivais mais importantes do mundo, pela grande quantidade de filmes apresentados e a qualidade e versatilidade do seu programa. No início de 1989 o evento foi reconhecido como “festival de competição especializado” pela Federação Internacional das Associações de Produtores de Cinema. Paralelamente a este desenvolvimento, os “Dias do Cinema de Istambul” foi rebatizado de Festival Internacional de Cinema de Istambul.

A partir de 1996, além dos “Prémios Honorários de Cinema”, passaram a ser entregues prémios de carreira a cineastas, atores e atrizes. Em 2006, ano do 25º aniversário, o festival criou uma plataforma de encontros entre profissionais de cinema turcos e europeus, com o título “Encontros na Ponte”, com o objetivo de fomentar a discussão de possibilidades de financiamento entre instituições cinematográficas europeias e produtores e diretores de cinema turcos. Igualmente em 2006, Azize Tan, até então o vice-diretor do festival, substituiu no cargo de diretor Hülya Uçansu.

A Tulipa Dourada é o principal prêmio do Festival de Cinema de Istambul. O prêmio é concedido ao melhor filme de longa-metragem numa competição internacional.

Existe também uma lista de outros prêmios:

  • Melhor filme turco do ano
  • Melhor realizador turco do ano
  • Prémio especial do júri
  • Menção especial
  • Melhor ator e melhor atriz (competição nacional)
  • Menção honrosa
  • Prémio de carreira
  • Prémio da Federação Internacional da Imprensa cinematográfica
  • Prémio de Cinema do Conselho da Europa (FACE)
  • Prémio do público

O Festival Internacional de Cinema de Istambul é organizado pela Fundação de Cultura e Artes de Istambul.

Istambul é a maior cidade da Turquia. A grande maioria da população é muçulmana, mas também há um grande número de laicos e uma ínfima minoria de cristãos e judeus. A cidade possui uma parte europeia e outra parte asiática, dividida pelo estreito do Bósforo.

Foi denominada Bizâncio até 330 d.C., e Constantinopla até 1453, nome bastante difundido no Ocidente até 1930. Durante o período otomano, os turcos chamavam-na de Istambul, nome oficialmente adotado em 28 de março de 1930.

Foi a capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano até 1923, cujo governante máximo, o sultão, foi durante séculos reconhecido como califa, o chefe supremo de todos os muçulmanos, o que fazia da cidade uma das mais importantes de todo o Islão.

Atualmente, embora a capital do país seja Ancara, Istambul continua a ser o principal polo industrial, comercial cultural e universitário (aí estão sediadas mais de uma dezena de universidades) do país. É a sede do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla e da Igreja Ortodoxa. Possui diversas mesquitas, dentre elas as famosas Mesquita Azul e a Hagia Sofia.

Filme: 1984

Direção: Michael Radford

Filme: A Vida Por Uma Corda, 1992

Direção: Chen Kaige

Filme: Os Silêncios do Palácio, 1995

Direção: Moufida Tlatii

Filme: O Espelho, 1998

Direção: Jafar Panahi

Filme: Adeus Dragon Inn, 2004

Direção: Tsai Ming-Lian

Filme: Reprise, 2007

Direção: Joachim Trier

Filme: O Que Richard Fez, 2013

Direção: Lenny Abrahamson

Filme: O Monstro de Mil Cabeças, 2016

Direção: Rodrigo Plá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *