Notícias em Foco
“Ainda Estou Aqui”: Filme brasileiro foca na ditadura militar e comove o mundo

“Ainda Estou Aqui”: Filme brasileiro foca na ditadura militar e comove o mundo

Ainda Estou Aqui é um filme brasileiro de 2024, do gênero drama biográfico, dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro como Eunice Paiva em diferentes fases da vida, além de Selton Mello no papel de Rubens Paiva. O roteiro de Murilo Hauser e Heitor Lorega foi baseado na autobiografia homônima de 2015 escrita por Marcelo Rubens Paiva. O filme foi distribuído nos mercados internacionais como I’m Still Here.

A trama retrata a história autobiográfica de Marcelo Rubens Paiva com enfoque na vida de sua mãe, Eunice Paiva, uma advogada que acabou se tornando ativista política na sequência da prisão e consequente desaparecimento de seu marido Rubens Paiva (em razão da qual também foi presa com uma de suas filhas, Eliana Paiva) pela ditadura militar brasileira.

Sua estreia no Festival de Veneza aconteceu em 1º de setembro de 2024, tendo sido muito aplaudido pelo público e rendendo aclamação à atuação de Fernanda Torres. O filme foi premiado com a Osella de Ouro de Melhor Roteiro. Posteriormente, foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema como representante do Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar de 2025. O filme está sendo distribuído internacionalmente.

Nos cinemas brasileiros, foi lançado oficialmente em 7 de novembro de 2024 e imediatamente se tornou um sucesso de bilheteria, assumindo e mantendo-se na liderança da bilheteria nacional. Está sendo considerado um dos melhores filmes internacionais de 2024 da National Board of Review e considerado um dos melhores filmes do ano pela revistas especializadas BBC e Sight & Sound. Aos Prêmios Globos de Ouro de 2025, Ainda Estou Aqui recebeu duas indicações, de Melhor Filme em Língua Estrangeira e Melhor Atriz em filme – drama e uma indicação de Melhor Filme de Língua Estrangeira nos Prêmios Critics’ Choice Movie. Há a espectativa que o filme e a atriz Fernanda Torres sejam indicados ao Oscar 2025.

O Diretor do filme Walter Salles

A atriz Fernanda Torres

O ator Selton Mello

A adaptação da autobiografia homônima de Marcelo Rubens Paiva se concentra no Rio de Janeiro, em janeiro de 1971, uma época de muita repressão política por parte da ditadura militar, para onde o ex-deputado federal Rubens Paiva (Selton Mello) voltou a residir no Brasil alguns meses antes com sua esposa, Eunice Paiva (Fernanda Torres – de 1971 a 1996 / Fernanda Montenegro – em 2014), e seus cinco filhos depois do seu autoexílio em 1964 devido à cassação de seu mandato pelo Ato Institucional Nº 1.

Apesar de ter voltado a exercer a engenharia e a cuidar de seus negócios profissionais sem deixar de lado seus momentos ao lado de sua família e seus amigos, Rubens, por continuar prestando suporte aos exilados da ditadura sem comentar praticamente nada de suas atividades políticas com sua esposa e seus filhos, teve sua casa invadida, ocupada e revistada, sendo, logo em seguida, levado preso para nunca mais voltar.

Um dia depois, ao passar a ter a vida pessoal sua e de seus filhos devassada por membros das Forças Armadas, Eunice, a esposa, é levada presa com uma de suas quatro filhas com Rubens, e sua vida é modificada para sempre. Assume o ativismo político e nunca mais viu seu marido.

Cenas de “Ainda Estou Aqui”, 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *