Como é feito um filme: 10 etapas principais
Realizar um filme requer muitas etapas e esforço coletivo. Há envolvimento de muita gente e diversos tipos de funções. Demanda planejamento, tempo e dinheiro. Vamos apresentar quais são normalmente as principais etapas.
1. Argumento/História/Ideia/Manuscritos iniciais
O argumento, que também poderíamos denominar de história, idéia ou manuscritos iniciais, é a base para o início da produção de um filme, que pode ser um assunto original, um livro, um conto, uma biografia ou até mesmo fatos reais e históricos.
O argumento é algo em que o roteirista se baseia e vai depois desenvolver e detalhar. Em geral, aqui já começa o primeiro custo com a compra dos direitos autorais por uma empresa produtora ou por financiadores particulares.
2. Roteiro
De posse do argumento inicial, o roteiro é desenvolvido e será o material em que se vai trabalhar no filme e que pode ser melhorado e alterado de acordo com o andamento das filmagens e das exigências do diretor e/ou dos produtores.
O roteirista é o responsável pelo desenvolvimento das tramas cinematográficas e geralmente é pago antes das filmagens. Mas há casos em que o pagamento se dá durante as filmagens, quando há necessidade de mudanças, às vezes diárias, no roteiro original e, assim, o roteirista acompanha o dia a dia das filmagens.
3. Pré-produção
De posse do roteiro, começa-se a fase da pré-produção que inclui, geralmente (a ordem não é rigorosa), as seguintes demandas: a definição do diretor; o orçamento inicial (que em geral é revisto); os financiadores do projeto (que podem ser tanto empresas produtoras, quanto investidores particulares); a seleção do elenco (atores caros ou não); as locações, ou seja, onde será filmado (estúdios e também lugares externos); a definição do diretor de fotografia (e os operadores de câmera); empresa de efeitos especiais (quando for o caso); figurino e o prazo, ou seja, a previsão de tempo de filmagem.
O montador, ou editor, do filme pode ser contratado nessa fase de pré-produção, mas geralmente ele se incorpora à equipe do filme na etapa da pós-produção, quando então as cenas gravadas são organizadas.
O prazo para rodar o filme muitas vezes não é cumprido, o que pode aumentar os custos da produção. Ao longo das filmagens também se verifica a necessidade de contratação de dublês para cenas perigosas. O custo dos atores e das locações são geralmente os que mais contam na definição do quanto vai custar o filme.
4. Produção (filmagem)
As filmagens possuem cronogramas, mas não obedecem a um seguimento único e determinado. Elas não seguem um curso linear de começo, meio e fim de acordo com a história contada. Geralmente cabe aos diretores do filme seguir seu próprio planejamento no set de filmagens e ir filmando as partes do roteiro, muitas vezes sem ordem cronológica.
O que é um set? O set é o lugar propriamente onde as cenas do filme serão gravadas, que pode ser um estúdio fechado, uma locação externa específica ou um grande cenário real construído para o filme e que depois pode ser desmontado. O set geralmente é composto por técnicos de iluminação e som, atores, assistentes de direção, diretor de fotografia, com seus operadores de câmera, e o diretor geral.
O que mais importa nas filmagens é a disponibilidade dos cenários, que podem mudar de acordo com cada cena, dos técnicos e do posicionamento das câmeras para as tomadas e a disposição e falas decoradas dos atores. Quando tudo está pronto, vem a claquete e a famosa frase: Silêncio! Luz, câmera, ação!
Existem diretores que repetem muitas cenas, as refilmam com frequência, e outros que já ficam contentes numa primeira tomada de gravação. Um filme pode ter problemas também com o clima, com horários, com os cenários, com doenças na equipe, dificuldades com algum ator ou com equipamentos técnicos.
Imagens de Set de filmagem
Ainda durante a produção do filme, existem alguns tipos de ferramentas técnicas utilizadas. Abaixo, apresentamos três delas.
O Storyboard
O Storyboard é a prática de desenhar as cenas que serão gravadas e alguns diretores fazem isso antes das filmagens, preparando como a cena será feita e o posicionamento da câmera para capturá-la. Já outros diretores contratam um especialista em desenho e design que o acompanha durante as filmagens. Trata-se de uma ferramenta que facilita a decisão de como filmar.
Storyboards dos filmes “Os Vingadores” e “Harry Porter”
Os efeitos especiais
Diante dos atuais tempos de linguagem digital, de cenas computadorizadas, é muito comum o uso de efeitos especiais durante a produção de um filme.
Se for necessário o uso de efeitos especiais, as gravações são feitas em galpões enormes, emparedados por cores específicas (azul e verde, são as mais usuais), frequentemente com instrumentos técnicos sofisticados, equipamentos digitais, fundo virtual, maquiagens e roupas especiais.
Estúdios de efeitos especiais filmando “Matrix” e “As Aventuras de Pi”
O making off
O making off é a denominação que se dá a um filme dentro do próprio filme, ou seja, é praticamente um documentário das gravações do filme. Nele, são mostrados todos os principais momentos do filme, como as cenas foram feitas, conversa de bastidores, problemas enfrentados, ou seja, o dia a dia das filmagens.
Making off dos filmes “Titanic” e “O Regresso”
5. Pós-produção
A pós-produção do filme segue alguns passos. Após o término das filmagens, é analisado se será preciso ou não contratar técnicos ou empresas, especializados em efeitos especiais para algumas novas cenas ou refazer algumas já gravadas. Muitos diretores fazem as cenas com efeitos especiais durante a gravação do filme. Também é analisada a necessidade de rodar cenas novas com atores e atrizes, ou até mesmo alterar o final do filme.
Em seguida, de posse do material bruto rodado, é contratado um editor de cenas (ou montador) que coloca ordem no filme de acordo com as exigências do diretor e/ou dos produtores. Nessa fase também são feitos os cortes de cenas do filme e a definição da duração do filme. Na maioria das vezes a trilha sonora é composta na fase da edição do filme, mas existem diretores que a exigem no começo das filmagens. O levantamento final dos custos do filme também é realizado nessa fase.
O filme gravado e a sala técnica de edição (montagem) das cenas do filme
6. Exibição privada
De posse do filme editado/montado, é convocada a primeira exibição privada, geralmente para o diretor, e possivelmente sua equipe técnica, e para os produtores e/ou financiadores. Nessa etapa ainda é possível discutir novas alterações no filme, por exemplo, um novo final, novos cortes, inclusões de cenas já cortadas e até mesmo novas filmagens no set (locações originais).
7. Marketing e distribuição do filme
Uma boa estratégia de marketing na divulgação do filme antes de sua distribuição para as salas de exibição (cinemas) é muito importante para o seu sucesso comercial. Em geral, o marketing é feito através de spoiler(chamadas restritas, inclusive antes do filme ficar pronto), trailer completo, cartazes, propaganda televisiva e em outdoor, entrevistas públicas e exibição em festivais de cinema.
Quanto à distribuição do filme, em muitos casos as empresas produtoras possuem suas próprias cadeias de exibição. Em outros casos, é necessário vender o filme para empresas distribuidoras com cláusulas de cotização de lucros finais com os produtores.
8. Exibição pública
A exibição pública é o termômetro psicológico e financeiro do filme. É quando o público comparece às salas de cinema. Quanto maior a quantidade de salas em que o filme for exibido, e num maior tempo possível, maior o seu sucesso comercial. Nos atuais tempos digitais, já é possível assistir ao filme em plataformas de streaming (Netflix, por exemplo) antes mesmo de ele ser lançado nos cinemas.
9. Participação em festivais de cinema e premiações
A apresentação de um filme em festivais de cinema pelo mundo afora e sua conseqüente premiação ajuda na sua qualificação artística e na melhoria de sua bilheteria. Além disso, o filme, ao ganhar o prêmio de melhor realização cinematográfica, por exemplo, em algum festival como Cannes e Veneza, dá muita fama ao diretor e ao elenco de atores, ou seja, promove ou deslancha suas carreiras.
Prêmio Candango do Festival de Brasília Prêmio Urso de Ouro do Festival de Berlin
10. Resultado financeiro (Bilheteria)
Essa é a última etapa de um filme. Quantificar o tamanho da sua bilheteria em todo o mundo, a começar pelo seu país de origem, e compará-la com o valor do seu custo de produção definem seu lucro ou sua perda.
Filmes que rendem abaixo do seu custo de produção, e sofrem prejuízo, afetam a posição de mercado da empresa produtora e até mesmo podem levar produtores à falência. Também afetam negativamente a imagem do seu diretor. Já os filmes lucrativos, eles fortalecem a carreira de todos os envolvidos, mas especialmente do diretor e dos atores.
Muitos diretores, atores e atrizes, dependendo de sua reputação e qualificação, cobram seu preço não em um valor fixo durante as filmagens, mas em um percentual da bilheteria. É um risco, mas também é uma aposta para conseguir maior retorno financeiro.
eBooks para venda – Clique abaixo no banner para comprar