Eduardo e Mônica: O aguardado filme inspirado na música da banda Legião Urbana
Notícias, lançamento e enredo
O filme “Eduardo e Mônica” está sendo muito aguardado, principalmente pelo público brasiliense, já que ele é inspirado na canção de mesmo nome escrita pelo músico e compositor Renato Russo, já falecido, e líder da banda de rock nascida em Brasília, Legião Urbana. O filme sofreu muitos percalços por causa da pandemia de Covid, pois já estava pronto em 2019, e sofreu vários adiamentos. Finalmente, seu lançamento nas salas de cinema está previsto para 06 de janeiro de 2022.
A música, composta nos anos 80, é até hoje muito badalada, continua sendo um retrato de uma época de sonhos e esperanças. A música, e também o filme, conta a história de um romance entre um jovem estudante adolescente ainda no colegial, Eduardo, e uma mulher mais velha, Mônica, cursando a faculdade de Medicina. O filme mostrará as aventuras de um casal improvável, mas que precisará amadurecer, enfrentar batalhas de vida e aprender a superar as diferenças entre eles em nome do amor
“Eduardo e Mônica” é, portanto, um filme brasileiro de comédia romântica com um pouco de drama, dirigido por René Sampaio, e tem no elenco principal do famoso casal amoroso do título, Gabriel Leone e Alice Braga. O filme foi rodado na cidade de Brasília e se passa nos anos 80, década do surgimento do rock brasiliense, das boates noturnas, dos cinemas de arte, dos passeios em cachoeiras, dos encontros em lanchonetes, dos acampamentos da juventude brasiliense.
Pela ordem: Cartaz do filme “Eduardo e Mônica” e os atores principais Gabriel Leone e Alice Braga
Sobre o diretor do filme
René Sampaio nasceu em Brasília, formado em Jornalismo e Publicidade pela Universidade de Brasília (UnB), e é renomado e premiado em sua área. Atua desde o início dos anos 2000 com cinema publicitário e independente. Em junho de 2015, lançou a agência Barry Company. Uma de suas primeiras produções cinematográficas foi o curta-metragem Sinistro, venceu sete Candangos do Festival do cinema de Brasília e concorreu no Festival de Cinema de Gramado.
Apaixonado pela banda Legião Urbana, estreou na direção de longas com Faroeste Caboclo, baseado em uma canção da banda de rock brasiliense, em maio de 2013. O filme foi muito apreciado pela crítica e pelo público. O filme “Eduardo e Mônica” é a sua segunda incursão cinematográfica nas músicas da banda Legião Urbana e seu principal letrista Renato Russo.
O diretor René Sampaio
Imagens das filmagens de “Eduardo e Mônica”
Trailer do filme “Eduardo e Mônica”, 2020
Sobre a banda Legião Urbana
Legião Urbana é uma banda de rock brasileira fundada em 1982 em Brasília, Distrito Federal, por Renato Russo e Marcelo Bonfá. O grupo também contou com Dado Villa-Lobos e Renato Rocha em sua formação mais conhecida. Diante da morte de Renato Russo em 11 de outubro de 1996, o grupo encerrou suas atividades oficiais. A banda possui uma discografia de oito álbuns de estúdio, três compilações e cinco álbuns ao vivo.
Renato Russo foi seu principal mentor e compositor. Era homossexual assumido, de pais católicos e um exímio poeta existencialista. Renato cantou muito sobre sua vivência em Brasília, rendendo homenagens à cidade com grandes clássicos do rock brasileiro. Músicas como “Ainda é Cedo”, “Será”, “Que País é Este”, “Pais e Filhos”, “Faroeste Caboclo”e “Eduardo e Mônica” são preciosidades da nossa música e interpretadas por sua banda Legião Urbana. Renato Russo faleceu em 1996, vítima da aids, e é um dos ícones da cultura brasiliense.
A banda Legião Urbana e seu líder Renato Russo (de óculos ao centro)
Música “Eduardo e Mônica”, ao vivo, com a banda Legião Urbana, 1994
eBooks para venda – Clique abaixo no banner para comprar