Cinema em Foco Recomenda
Filme “O Alfaiate”: Suspense e intrigas mafiosas num ambiente fechado

Filme “O Alfaiate”: Suspense e intrigas mafiosas num ambiente fechado

Sinopse: Um alfaiate britânico (Mark Rylance), competente e refinado, se muda para Chicago após uma tragédia pessoal. Lá, ele retoma suas atividades profissionais. Acontece que seus principais clientes são mafiosos e sua alfaiataria se transforma num lugar de encontros secretos e intrigas do submundo do crime. Leonardo, o alfaiate, é chamado de “inglês” pelos mafiosos, mas ele se auto intitula “o cortador”.

Comentário: O filme “O Alfaiate” é um ótimo lançamento da Netflix. Ele se passa nos anos 50 em Chicago onde gângsters e atividades mafiosas possuem muito poder nos negócios da cidade. O filme transcorre em um único cenário, dentro da alfaiataria. Nesse ambiente fechado, a narrativa e as atuações se tornam teatrais e geram suspense, ansiedade e mistério. Existe uma guerra de duas gangues de mafiosos fora da alfaiataria, nas ruas, mas o espectador não vê. O que se vê são conversas de mafiosos, pacotes, segredos, brigas, mortes e intrigas dentro de um local que vai ficando claustrofóbico e insustentável. Essa situação, cada vez mais perigosa, vai deixando nosso protagonista (o alfaiate Leonard) no centro de um jogo mortal de interesses de gangsters.  Para aumentar o suspense da narrativa, existe um espião e uma fita comprometedora que pode desvendar os negócios ilícitos junto ao FBI. Todos querem a fita.

O filme apresenta um mosaico de pessoas diferenciadas, mas todas mentirosas e ardilosas. Cada um tem seu próprio interesse, cada um vai se mostrando aos poucos e nenhum fala a verdade. À medida em que o roteiro avança, muitas reviravoltas acontecem, deixando o espectador ansioso e curioso pelo desfecho da trama. Assim como o filme se inicia com o protagonista abrindo sua alfaiataria para um novo dia de trabalho, assim também o filme termina, quando Leonardo, o alfaiate, fecha as portas da loja. Nesse meio termo, muita coisa acontece e os mistérios vão se resolvendo ao longo da narrativa, com muitas surpresas e incríveis desdobramentos da história. O filme é psicológico e, em alguns momentos, também violento. O que sobra para o alfaiate é a sua tesoura para reiniciar suas atividades profissionais onde for possível. Onde ele está não dá mais.

 

Cenas de “O Alfaiate”, 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *