“Os Escolhidos” e “Pedra Amarela”, séries que tratam da vida de Jesus e da guerra por terras
Série “The Chosen” (Os Escolhidos), 2017
Produtores: Chad Gundersen, Justin Tolley, Chris Juen
Direção: Dallas Jenkins
Elenco: Jonathan Roumie, Shahar Isaac, Paras Patel, Vanessa Benavente
Onde assistir: Netflix
Sinopse: Na série “The Chosen” (Os Escolhidos), acompanha-se os principais momentos de uma grande narrativa religiosa. Em uma nova adaptação dos acontecimentos dos Evangelhos, na Galileia do século I, Jesus de Nazaré (Jonathan Roumie), um homem simples e de uma família humilde de carpinteiros, auxilia as pessoas à sua volta, independente de suas crenças, origens e aparência. Na companhia de 12 homens, escolhidos para serem seus discípulos, ele ampara os necessitados compartilhando palavras e ações de bondade por onde passa.
Comentário: “The Chosen” é uma série de televisão cristã estadunidense de drama histórico baseada na vida de Jesus. Foi criada, dirigida e co-escrita por Dallas Jenkins. É a primeira série com temporadas sobre a vida de Jesus. Ambientada principalmente na Judeia, Cafarnaum e na Galileia no século I, a série centra-se em Jesus pela perspectiva das diferentes pessoas que o conheceram, seguiram ou interagiram de alguma forma com ele. Muitas adaptações (principalmente no cinema) da história e do ministério de Jesus foram feitas, mas nenhuma com uma grande “licença poética” ou livre criação cinematográfica, ou seja, além de mostrar os acontecimentos narrados pelos evangelhos, a série traça o cotidiano de Jesus dentro do campo de possibilidades históricas, de como Jesus poderia ter vivido naquela época e naquele contexto específico dos lugares onde viveu. Jesus, além de seus poderes milagrosos, é mostrado como uma pessoa profundamente humana, sorridente, descontraído, amigo das pessoas, alegre e, claro, compassivo. Jamais uma adaptação da vida de Jesus teve tamanha liberdade para explorar seus passos e o seu dia-a-dia de maneira tão agradável e extenso. Trata-se de uma série inovadora sobre a vida de Jesus de maneira pessoal, íntima e bastante detalhada.
Cenas de “The Chosen” (Os Escolhidos), 2017
Série: Yellowstone (Pedra Amarela), 2018
Criado por: Taylor Sheridan e John Linson
Produtores: John Vohlers e MIchael Polaire
Elenco: Kevin Costner, Kelly Reily, Cole Hauser, Lucas Grimer, Wes Bentley
Onde assistir: Netflix
Sinopse: “Yellowstone” é uma série que acompanha a luta, por vezes violenta, de uma família do interior do estado de Montana, nos Estados Unidos, em defesa de sua propriedade. A família Dutton, comandada pelo patriarca John (Kevin Costner), tem um grande império latifundiário e se recusa a abrir mão de qualquer milímetro das terras que herdou. De um lado, grandes imobiliárias querem a propriedade para desenvolver o comércio local e expandir o espaço urbano, e do outro, comunidades indígenas protestando contra a tomada ilegal de terras pertencentes aos nativo-americanos.
Comentário: “Yellowstone” é uma série de televisão dramática norte-americana criada por Taylor Sheridan e John Linson que estreou em 2018 na Paramount Network. A série é estrelada por Kevin Costner, Wes Bentley, Kelly Reilly, Luke Grimes, Cole Hauser. A série segue os conflitos ao longo das fronteiras compartilhadas de uma grande fazenda de gado, uma reserva indígena e desenvolvedores de terras (as chamadas empresas imobiliárias). A série é centrada na família Dutton, liderada por John Dutton, que controla o maior rancho contíguo dos Estados Unidos. O rancho está sob constante ataque daqueles que faz fronteira—desenvolvedores de terras, uma reserva indígena e o primeiro Parque Nacional dos Estados Unidos da América. É um estudo intenso de um mundo violento longe do escrutínio da mídia, onde a concentração de terras nas mãos de poucos entra em combate com aqueles que desejam ganhar muito dinheiro com o chamado progresso. Os políticos são comprados e vendidos pelas maiores empresas de petróleo, grandes empreiteiras de construção e madeireiros do mundo. Assassinatos são cometidos e não resolvidos. A série mostra, ao mesmo tempo, o melhor e o pior dos Estados Unidos, visto através dos olhos de uma família que representa ambos.
Cenas de “Yellowstone” (Pedra Amarela), 2018