Fique por dentro
Uma seleção de grandes atores da história do cinema

Uma seleção de grandes atores da história do cinema

O cinema tem uma enorme lista de grandes atores. Difícil escolher os melhores sem deixar de fora muitos nomes. Nesta postagem, fizemos uma seleção histórica de atores muito importantes que certamente engradeceram o cinema mundial em épocas diferentes. 

Charles Chaplin

O inglês Charles Chaplin foi um dos maiores artistas do cinema nos anos 20 e 30, principalmente na era do cinema mudo. Tornou-se um ícone mundial através de sua persona na tela, o Vagabundo Carlitos. Além de diretor e produtor, foi um excelente ator. Dois de seus maiores filmes foram “Em busca do Ouro”, de 1925, e “Tempos Modernos”, de 1936.

Humphrey Bogart

Humphrey Bogart, apelidado de Bogie, foi um dos maiores atores do cinema clássico americano, principalmente nos anos 30, 40 e 50, a chamada Era de Ouro de Hollywood. Suas atuações em filmes e sua persona de um homem enigmático e frio o tornaram um ícone da cultura americana. Dois de seus filmes são marcantes: “O Falcão Maltês”, de 1941, e “Casablanca”, de 1942.

Cary Grant

Cary Grant foi um ator anglo-americano conhecido por seu sotaque do Meio-Atlântico, comportamento jovial, abordagem alegre para atuar e senso de timing cômico. Ele foi um dos protagonistas definitivos de Hollywood da década de 1930 até meados da década de 1960. Atuou em clássicos de Alfred Hitchcock, como “Notorius”, de 1948, e “Intriga Internacional”, de 1959.

Gary Cooper

Gary Cooper foi um ator americano conhecido por sua personalidade forte e silenciosa na tela e estilo de atuação discreto e emotivo. Ele ganhou o Oscar de Melhor Ator duas vezes e atuou em vários gêneros de filmes, do drama ao faroeste. Teve grande desempenho nos filmes “Sargento York”, de 1941, e “Matar ou Morrer”, de 1954.

James Stewart

James “Jimmy” Stewart foi um ator americano e piloto militar. Conhecido por seu sotaque distinto e personalidade de tela de homem comum, a carreira cinematográfica de Stewart abrangeu 80 filmes de 1935 a 1991. Protagonizou clássicos do cinema, desempenhou papeis diversos em filmes notáveis como “A Felicidade não se Compra”, de 1946, e “Janela Indiscreta”, de 1954, além de clássicos do faroeste americano.

Henry Fonda

Henry Fonda foi um ator americano de cinema e teatro que teve uma carreira que durou cinco décadas na Broadway e em Hollywood. Fonda cultivou uma imagem de tela de homem de fibra em vários filmes considerados clássicos. Fonda deixou sua marca cedo ao estrear no cinema em Hollywood em 1935. Seu único Oscar de melhor ator foi, curiosamente, em seu último filme chamado “Num Lago Dourado”, de 1981.

James Dean

James Dean foi um ator americano que realizou apenas três filmes, morrendo prematuramente num acidente de acarro. Ele é lembrado como um ícone cultural da desilusão, da rebeldia e do distanciamento social, como expresso no clássico filme “Juventude Transviada”, de 1955 no qual ele estrelou como o adolescente problemático Jim Stark. James Dean marcou época e continua popular.

Marlon Brando

Marlon Brando foi um ator americano e é considerado um dos mais influentes do século 20. É quase uma unanimidade de elogios ao longo de uma carreira de seis décadas, incluindo dois Oscar, dois Globos de Ouro, um prêmio do Festival de Cinema de Cannes e três prêmios da Academia Britânica de Cinema. Duas de suas maiores performances foram nos filmes “Um Bonde Chamado Desejo”, de 1951, e “O Poderoso Chefão”, de 1972.

Marcello Mastroiani

Marcello Mastroiani foi um ator italiano de muito sucesso, inclusive nos Estados Unidos. Sua fama mundial veio nas duas obras-primas de Federico Fellini, A Doce Vida (1960) e  (1963), e onde ganhou o rótulo de latin love e o mito de sex simbol. O seu fascínio como ator, além da sua beleza e  interpretação de altíssimo nível, veio de um certo descaso, às vezes escondido, em que parecia revelar uma melancolia e, por vezes, mesmo uma certa timidez.

Lawrence Olivier

Laurence Olivier foi um ator inglês originalmente vindo dos palcos do teatro britânico. Fez também sucesso no cinema onde, além de grandes desempenhos como ator, também dirigiu filmes de alto nível. Se notabilizou por fazer adaptações cinematográficas de peças de William Skakespeare, além de épicos romanos.

Peter O’Toole

Peter O’Toole foi um ator britânico de teatro e cinema. Frequentou a Royal Academy of Dramatic Art e começou a trabalhar no teatro, ganhando reconhecimento como ator shakespeariano no Bristol Old Vic e na English Stage Company. Depois partiu para o cinema com notáveis atuações em filmes épicos como “Lawrence da Arábia”, de 1962, que lhe deu fama internacional.

Paul Newman

Paul Newman foi um ator e diretor cinematográfico dos Estados Unidos. Um dos grandes símbolos sexuais dos anos 60. Newman começou a carreira no teatro e despontou no cinema depois de estudar na renomada escola de formação de atores de Nova York, o Actors Studio, dirigida por Lee Strasberg. Dois de seus filmes mais queridos são “Butch Cassidy e Sundance Kid”, de 1969, e “Golpe de Mestre”, de 1972.

Ives Montand

Ives Montand foi um ator ítalo-francês que melhor encarnou o mito do homem francês. Montand foi um artista simpático e carismático e provou que além de um ótimo cantor era também um bom ator. Comunista inicialmente e depois defensor da liberdade e contra qualquer ditadura, Montand foi parceiro constante do diretor Costa-Gavras com quem fez a obra-prima do cinema político, “Z”, de 1969.

Max Von Sydow

Max von Sydow foi um ator sueco-francês. Ficou conhecido em filmes de Ingmar Bergman nos anos 60, mas também fez sucesso no cinema americano. Teve uma carreira de 70 anos no cinema, televisão e teatro europeu e americano, aparecendo em dezenas de filmes e várias séries de televisão em vários idiomas. Ele se tornou um cidadão francês em 2002.

Jean-Pierre Léaud

Jean-Pierre Léaud é um ator francês. Estreou no cinema aos 15 anos no papel de Antoine Doinel, um alter-ego do realizador francês François Truffaut no filme Os Incompreendidos, de 1959. Protagonizou clássicos filmes do movimento da Nouvelle Vague francesa e atuou com diversos grandes diretores de cinema, inclusive com o brasileiro Glauber Rocha.

Alain Delon

Alain Delon é um ator francês. Conhecido como o “homem Brigitte Bardot”, ele foi um dos atores e símbolos sexuais mais proeminentes da Europa nas décadas de 1960, 1970 e 1980. Além da beleza, Delon tinha muito talento e se sobressaiu em filmes com grandes diretores do cinema. Atuou em “O Eclipse” de Michelangelo Antonioni em 1962, “O Leopardo” de Luchino Visconti em 1963 e “Mr Klein” de Joseph Losey em 1976.

Dirk Bogarde

Dirk Bogarde foi um ator, romancista e roteirista inglês. Inicialmente um ídolo de matiné a Inglaterra, mais tarde atuou em filmes de arte com grandes diretores do cinema. Ganhou duas vezes o Prêmio BAFTA de Melhor Ator em um Papel Principal por “O Criado” (1963) e “Querido” (1965). Seus outros papéis notáveis ​​no cinema foram em “Acidente” (1967) e “Morte em Veneza” (1971).

Helmut Berger

Helmut Berger é um ator austríaco, conhecido por interpretar personagens narcisistas e sexualmente ambíguos. Ele foi uma das estrelas do cinema europeu no final dos anos 1960 e 1970, e é considerado um símbolo sexual e ícone pop do período. Atuou brilhantemente em dois filmes de Luchino Visconti: “Ludwig”, 1972, e “Violência e Paixão”, 1974.

Dustin Hoffman

Dustin Hoffman é um ator americano muito badalado. Ele é conhecido por seus retratos versáteis de anti-heróis e personagens emocionalmente vulneráveis. Atuou em diversos gêneros do cinema. Começou sua carreira no clássico filme “A Primeira Noite de um Homem”, de 1967, e teve grande fama mundial por duas incríveis atuações em “Perdidos da Noite”, de 1969, e “Papillon”, de 1973. Venceu dois Oscar de melhor ator.

Gerard Depardieu

Gerard Depardieu é um ator francês naturalizado russo. Suas atuações diversificadas e ousadas em filmes como O Último MetroJean de Florette e Cyrano de Bergerac o alçaram ao posto de galã do cinema e um ator muito requisitado tanto na Europa como no cinema americano. Atuou em muitos filmes de Hollywood e foi premiado com o Globo de Ouro.

Jack Nicholson

Jack Nicholson é um ator americano. Ele é amplamente considerado como um dos maiores atores do século 20. Em muitos de seus filmes, ele interpretou rebeldes contra a estrutura social. Jack brilhou em Hollywood com filmes como “O Estranho no Ninho”, de 1975, e “Batman”, de 1989, mas também atuou em filmes europeus com o mesmo talento. Venceu dois Oscar de melhor ator principal.

Al Pacino

Al Pacino é um ator americano de origem italiana. Considerado um dos atores mais influentes do século 20, ele recebeu inúmeros prêmios incluindo um Oscar, dois Tony Awards e dois Primetime Emmy Awards, tornando-o um dos poucos artistas a alcançar a Tríplice Coroa de Atuação. Suas atuações em filmes como “Um Dia de Cão”, de 1975, “Scarface”, de 1983, e “Perfume de Mulher”, de 1992, mostram sua versatilidade e brilhantismo.

Robert de Niro

Robert De Niro é um ator americano mundialmente aclamado. É conhecido por sua longa colaboração com o diretor Martin Scorsese, com quem ganhou o Oscar de Melhor Ator pelo filme “Touro Indomável” de 1980. Robert De Niro recebeu diversos elogios e prêmios, possui um vasto currículo de bons filmes, como o emblemático “Taxi Driver”, de 1976, e é considerado um dos melhores atores da história do cinema.

Daniel Day-Lewis

Daniel Day-Lewis é um ator britânico. Nascido e criado em Londres, filho de um poeta e de uma atriz, destacou-se no teatro antes do cinema. É o único ator da história do cinema que venceu três Oscar de melhor ator em Hollywood pelos filmes “Meu Pé Esquerdo”, de 1990, “Sangue Negro”, de 2008, e “Lincoln”, de 2013. Daniel é conhecido por empregar a técnica de atuação conhecida como “O Método”.

eBooks para venda – Clique abaixo no banner para comprar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *