Os Melhores Filmes da década de 1980
O contexto histórico
A década de 80 foi um período bastante marcante para a história do século XX segundo o ponto de vista dos acontecimentos políticos e sociais: é eventualmente considerada como o fim da idade industrial e início da idade da informação, sendo chamada por muitos como a década perdida para a América Latina, principalmente no aspecto econômico.
Já do ponto de vista da diplomacia internacional, foi marcada pelo fim da guerra fria, pela flexibilização política e econômica da União Soviética, pela queda do muro de Berlim e o fim de algumas ditaduras. A democracia de fortaleceu e o colonialismo caminhava para seus últimos suspiros.
No aspecto cultural, o rock se diversificou em várias tendências, cresceu no Brasil com bandas e músicas em português, se expandiu a era dos videoclipes, a música eletrônica conquistou seu espaço, a televisão se empoderou e se encaminhou para uma época de eletrônicos sofisticados.
No cinema, houve a consolidação e expansão do cinema blockbuster moderno, filmes que se tornavam mais caros e mais técnicos, franquias que priorizavam continuações de grandes bilheterias, estúdios que se modernizavam. Por outro lado, houve um resgate das fantasias, do drama policial, a ficção científica continuou a todo vapor, houve filmes de guerra, mas também histórias reflexivas sobre a condição humana.
Lista dos Melhores filmes dos anos 80
Selecionamos 11 (onze) filmes que consideramos representativos da década de 80. Como sempre, outros ficaram de fora, mas acreditamos que os escolhidos são, sem dúvida, importantes para o período.
Filme: Touro Indomável, 1980, Estados Unidos
Direção: Martin Scorcese
Comentário: O filme é um drama biográfico baseado na vida do pugilista Jake LaMotta. Robert De Niro interpreta o boxeador de peso-médio ítalo-americano, cuja raiva autodestrutiva e obsessiva, ciúme sexual e apetite animal destruíram seu relacionamento com esposa e o resto da família. É o melhor filme sobre o tema do boxe e Robert De Niro ganhou um Oscar pela sua atuação. Duas curiosidades: De Niro teve que ficar mais forte e aprender a lutar boxe de verdade e, para o final do filme, teve que engordar mais de 20 quilos.
Touro Indomável, 1980
Cenas de “Touro Indomável”, 1980
Filme: Blade Runner, 1982, Estados Unidos
Direção: Ridley Scott
Comentário: O filme é a melhor ficção científica do cinema num estilo neo-noir. Profetizou um futuro tecnológico distópico e a inteligência artificial. Se passa num futuro caótico e sombrio na cidade de Los Angeles, decaída com a poluição, o consumismo exacerbado e o sufocamento da vida. Tudo junto numa profusão de culturas, etnias, credos e costumes. Contando uma história de androides fugitivos (replicantes) que desejam uma vida mais longa, o filme aborda a identidade de cada um, a morte e a busca por Deus.
Blade Runner, 1982
Cenas de “Blade Runner”, 1982
Filme: Uma Passagem para a Índia, 1984, Inglaterra
Direção: David Lean
Comentário: O filme se passa na década de 1920 durante o período do crescimento do movimento independentista indiano no Raj britânico. Duas inglesas, Adela (Judy Davis) e a sra. Moore (Peggy Ashcroft), viajam para a Índia. Com sensibilidade e atitude livre de preconceitos em relação aos nativos da Índia, elas fazem amizade com o doutor Aziz Ahmed (Victor Banerjee), um viúvo empobrecido, e partem para conhecer as entranhas da Índia. O filme é um estudo psicológico, sentimental, sobre o choque cultural.
Uma Passagem para Índia, 1984
Cenas de “Uma Passagem para Índia”, 1984
Filme: A Rosa Púrpura do Cairo, 1985, Estados Unidos
Direção: Woody Allen
Comentário: O filme é uma fantasia encantadora. Situado em uma área pobre de Nova Jersey durante a Grande Depressão econômica nos anos 30, o filme acompanha Cecília, uma desajeitada garçonete que sustenta Monk, o marido bêbado e desempregado. Para fugir de sua triste realidade, ela passa muito tempo no cinema onde assiste ao mesmo filme. De repente o herói protagonista magicamente sair das telas em preto e branco para um mundo real e colorido e declara seu amor a ela, provocando uma verdadeira confusão.
A Rosa Púrpura do Cairo, 1985
Cenas de “A Rosa Púrpura do Cairo”, 1985
Filme: Ran, 1985, Japão
Direção: Akira Kurosawa
Comentário: No Japão do século XVI, o senhor feudal Hidetora, patriarca de um clã, decide dividir o reino entre os três filhos. Daí em diante, se estabelece uma verdadeira carnificina pelo poder. O Diretor Akira Kurosawa adaptou para o Japão feudal a obra “Rei Lear” de William Shakespeare. Como em outros de seus filmes épicos, aqui ele retorna às tradições milenares e novamente aborda a loucura pelo poder e à insanidade da guerra. O filme é visualmente e tecnicamente impecável, onde cenografia e atuações dramáticas se complementam.
Ran, 1985
Cenas de “Ran”, 1985
Filme: Conquista Sangrenta, 1985, Holanda
Direção: Paul Verhoeven
Comentário: O filme se passa na Europa ocidental em 1501, num tempo em que a peste negra se espalha pela população. Um bando de mercenários liderados por Martin (Hutger Hauer) que, depois de ajudar o senhor feudal Arnolfini (Fernando Hilbeck) a recuperar sua cidade, são traídos por ele e planejam uma vingança. O filme reúne ousadia, violência, sexo e sátira. Além disso, não existem heróis e, de maneira surpreendente, faz uma guerra entre um guerreiro tradicional e um nobre inventor, meio que cientista.
Conquista Sangrenta, 1985
Cenas de “Conquista Sanfrenta”, 1985
Filme: O Nome da Rosa, 1986, França
Direção: Jean-Jacques Annaud
Comentário: No século 14, William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e seu aprendiz, Adso de Melk (Christian Slater), viajam para uma abadia beneditina onde misteriosas mortes ocorrem. Usando seus poderes dedutivos, William começa a descobrir vários assassinatos. Durante sua investigação, ele descobre uma biblioteca escondida com obras proibidas. O filme aborda o tema milenar da relação entre religião e ciência e o papel dos monges copistas na preservação da cultura literária.
O Nome da Rosa, 1986
Cenas de “O Nome da Rosa”, 1986
Filme: Os Intocáveis, 1987, Estados Unidos
Direção: Brian de Palma
Comentário: Na Chicago de 1930, na época da Lei Seca, Al Capone (Robert De Niro) corrompe, controla e corrói a cidade através de sua atividade ilegal de bebidas alcoólicas. Eliot Ness (Kevin Costner) é um agente federal do Departamento do Tesouro Americano que chega a cidade com a missão de prender o mafioso. O filme é um drama policial, um dos melhores na abordagem da máfia e gangsters. O Diretor Brian de Palma realiza a cena mais famosa do filme, com o carrinho de bebê descendo pela escadaria no meio de um tiroteio, homenageando o clássico de 1925, O Encouraçado Potemkin de Serguei Eisenstein.
Os Intocáveis, 1987
Cenas de “Os Intocáveis”, 1987
Filme: Cinema Paradiso, 1988, Itália
Direção: Giuseppe Tornatore
Comentário: Salvatore, um famoso diretor de cinema em Roma, retorna à sua cidade natal para o funeral do projecionista de cinema do teatro local, Alfredo, seu grande amigo de infância. Ele relembra sua vida de menino que se apaixonou pelo cinema. O filme é uma carta de amor ao cinema, profundamente sentimental, além de abordar memórias, amizade, paixão e a vida simples e divertida de uma pequena cidade. Contando uma singela história de uma improvável amizade entre um homem rabugento e um garoto coroinha fujão, o filme nos faz sorrir e chorar.
Cinema Paradiso, 1988
Cenas de “Cinema Paradiso”, 1988
Filme: As Aventuras do Barão de Munchausen, 1989, Inglaterra
Direção: Terry Gilliam
Comentário: Num estilo de cinema fantástico e contando uma história de fantasia deslumbrante, o filme narra as fantásticas histórias do maior mentiroso de todos os tempos. Enquanto tenta escapar da morte, encontrar seus capangas talentosos, uma garota exuberante e salvar a cidade do ataque dos turcos, o Barão relembra a aposta com o Califa, a visita à Lua, a dança com Afrodite, entre outras aventuras. Um filme para se divertir, curtir as loucas fantasias, personagens saídos de contos de fada exagerados e com um visual delirante.
As Aventuras do Barão de Munchausen, 1989
Cenas de “As Aventuras do Barão de Munchausen”, 1989
Filme: Sociedade dos Poetas Mortos, 1989, Estados Unidos
Direção: Peter Weir
Comentário: John Keating (Robin Willians), um professor de inglês progressista, tenta encorajar seus alunos a se libertarem das normas rígidas de uma escola tradicional, ir contra o status quo e viver a vida com intensidade, sem amarras. O filme é um poema libertário contra as opressões, um hino à liberdade, à procura da felicidade pessoal. Seu lema Carpe Dien (do latin, aproveite o dia) se popularizou mundo afora. Os grilhões precisam ser quebrados, a liberdade deve ser conquistada, ainda que o preço seja alto.
Sociedade dos Poetas Mortos, 1989
Cenas de “Sociedade dos Poetas Mortos”, 1989
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