Clássicos do Cinema
“Um Bonde Chamado Desejo”: Roteiro denso e atuações instintivas e psicológicas

“Um Bonde Chamado Desejo”: Roteiro denso e atuações instintivas e psicológicas

Um Bonde Chamado Desejo (no original A Streetcar Named Desire) é um filme norte-anericano de 1951, do gênero drama, dirigido por Elia Kazan, e com roteiro baseado em uma peça do dramaturgo Tennessee Williams. O filme é um clássico do cinema e se tornou cult pelo roteiro pesado, denso, psicológico e por interpretações profundas, instintivas, dos atores e atrizes. Os personagens do filme são complexos e recheados de impulsos emocionais e até mesmo ardilosos.

O filme revelou o ator Marlon Brando e o tornou um dos grandes nomes do cinema americano e mundial. O filme também deu o segundo Oscar de melhor atriz para Vivian Leigh.  Marlon Brando dá um show de interpretação com muita densidade psicológica e, ao mesmo tempo, com um instinto animal (selvagem) de atuação. Seu suor explícito e suas reações tempestuosas em cenas do filme se tornaram imagens icônicas.

“Um Bonde Chamado Desejo”, 1951

Blanche DuBois (Vivian Leigh) é uma madura, mas ainda atraente mulher sulista que gosta da virtude e da cultura e usa isso como escudo para esconder sentimentos de amargura e desilusão, além do vício do alcoolismo. Ao mesmo tempo em que foge da realidade, Blanche ainda busca atrair pretendentes. Ela chega ao apartamento da irmã Stella Kowalski (Kim Hunter) em New Orleans, EUA, usando o bonde (elétrico) que faz a rota chamada “Desire”.

Esse novo ambiente abala os nervos de Blanche. Stella teme a reação do marido Stanley (Marlon Brando) com os modos e a doença da irmã. Blanche diz que trabalhava como professora de inglês, mas que teve de parar por causa de sua doença nervosa, mas na verdade ela foi despedida por se envolver com um garoto de 17 anos de idade. Seu marido se suicidara e ela fugira da sua cidade para escapar dos problemas.

Stanley é rude e grosseiro, dominando Stella com seu comportamento abusivo, mas sensual, que em Blanche só causa repulsa. O amigo dele, Mitch, se interessa por Blanche, a quem considera uma dama. Stanley acaba se enfurecendo com Blanche, quando ela interfere no seu relacionamento com a esposa. Stanley descobre o passado da cunhada e a desmascara, arruinando de vez a vida de todos.

Os atores do filme. Pela ordem: Marlon Brando, Vivian Leigh e Kim Hunter

Thomas Lanier Williams III nasceu em 1911 na cidade de Columbus, Mississipi, e faleceu em 1983 na cidade de Nova York. Conhecido pelo pseudônimo de Tennessee Williams, foi um dramaturgo e roteirista americano. Junto com os contemporâneos Eugene O’Neill e Arthur Miller, ele é considerado um dos três maiores dramaturgos do drama americano do século XX.

Com uma vida familiar e pessoal bastante atribulada, Tennessee Willians declarou o seguinte: “Descobri na escrita uma fuga de um mundo real no qual me sentia profundamente desconfortável”. Foi um grande dramaturgo e muito premiado. Venceu por duas vezes o prêmio Pulitzer, o mais importante do teatro, da dramaturgia.

Aos 33 anos, após anos de obscuridade, Williams de repente se tornou famoso com o sucesso de The Glass Menagerie (1944) na cidade de Nova York. Foi o primeiro de uma série de sucessos, incluindo A Street Car Named Desire (1947), Cat on a Hot Roof (1955), Sweet Bird of Youth (1959) e The Night of the Iguana (1961).

Grande parte da obra mais aclamada de Williams foi adaptada para o cinema. Ele também escreveu contos, poesias, ensaios e um volume de memórias. Em 1979, quatro anos antes de sua morte, Williams foi introduzido no Hall da Fama do Teatro Americano.

O dramaturgo norte-americano Tennessee Williams

Elias Kazan foi um cineasta grego-americano. Célebre por revelar Marlon Brando e James Dean. É considerado um dos grandes diretores da história do cinema. Porém, ficou marcado também por prejudicar seus próprios colegas de trabalho ao denunciá-los como comunistas, fazendo-os serem incluídos na famigerada lista negra de Hollywood.

Filho de gregos de Constantinopla, a capital do então Império Otomano (antecessor da atual Turquia), Elia Kazan foi um notório diretor do teatro da Broadway na década de 1940. Mais tarde, desenvolveu, também, uma bem sucedida carreira no cinema. Alguns de seus filmes se tornaram clássicos do cinema e vencedores de vários prêmios Oscar.

Como ex-membro do Partido Comunista dos Estados Unidos, onde participou de 1934 até 1936, denunciou colegas do antigo partido ao Comitê de Investigações de Atividades Antiamericanas em 1952 (o chamado macartismo). Ele deu o nome de oito outros membros do partido, assim sendo criticado por diversas pessoas ligadas às artes, por décadas.

O cineasta Elia Kazan

Cenas de “Um Bonde Chamado Desejo”, 1951

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