As Primeiras musas do cinema
A era do cinema mudo, entre outros atributos e qualidades, se caracterizou pelo aparecimento e ascensão das primeiras musas do cinema. Algumas delas merecem destaque: Lilliam Gish, Louise Brooks, Clara Bow, Mary Pickford, Glória Swanson, Pola Negri.e Greta Garbo.
Lilliam Gish
A atriz Lilliam Gish foi uma pioneira. Era chamada de “boneca de porcelana”. Apesar de um rosto delicado e um corpo frágil, era uma atriz de personalidade forte e muito atuante. Atuou com o diretor pioneiro David Griffith e foi uma das poucas atrizes do cinema mudo que conseguiu manter sua carreira intacta na transição para o cinema falado.
Louise Brooks
Louise Brooks foi um sucesso no cinema mudo. Além disso, tinha postura independente e capaz de enfrentar os poderosos dos estúdios do cinema lutando por condições de trabalho e salários melhores. Apesar de ser boicotada pela sua personalidade forte, realizou cerca de 24 filmes com notório desempenho. Seu filme mais conhecido é “A Caixa de Pandorra”.
Clara Bow
Clara Bow conseguiu, graças a um concurso, entrar para o mundo do cinema e fugir de uma família desequilibrada: Pai, abusivo e violento, e uma mãe que se prostituía. Ficou muito famosa por atuar no primeiro filme a ganhar um Oscar da Academia de Hollywood intitulado “As Asas” (1927). Entretanto, não conseguiu dar prosseguimento à sua carreira na fase sonora do cinema. Sofreu vários transtornos mentais e internações em sanatórios.
Mary Pickford
Mary Pickford, além de ter sido uma grande estrela do cinema mudo com mais de 200 filmes, ter ganhado um Oscar em 1930 e de ter obtido enorme retorno financeiro, foi também produtora e fundadora da empresa “United Artists” em associação com David Griffth, Charles Chaplin e Douglas Fairbanks. Por seu grande sucesso nas telas era chamada de “a namoradinha da américa”.
Pola Negri
Pola Negri foi a primeira atriz européia a fazer sucesso em Hollywood a partir de 1921. Seu padrinho foi o famoso Diretor Ernest Lubitsch. Recebeu o apelido de “vamp” pelo rosto intimidador e olhar penetrante.
Glória Swanson
Glória Swanson foi um meteoro no cinema. Atuou de 1914, ainda como figurante, até 1932. Foi uma estrela na década de vinte. Largou o cinema para ser uma mulher de negócios e atuava muito raramente. O seu grande retorno ao cinema se deu em 1950 no filme “Sunset Boulevard” de Billy Wilder. Foi um estrondoso sucesso de atuação.
Greta Garbo
Greta Garbo foi uma estrela tanto do cinema mudo, nos anos 20, quanto do cinema falado, nos anos 30. Seu rosto tinha uma expressão, ao mesmo tempo gélido e irresistível. Nascida na Suécia, onde estudou teatro e se iniciou no cinema, Greta Garbo foi para Hollywood para trabalhar com Louis Meyer, chefão da produtora MGM. Logo nos seus primeiros filmes mudos ela arrebatou bilheteria e fama. Ficaria marcada como “mulher fatal”. Infelizmente, abandonou o cinema cedo e viveu reclusa.
eBooks para venda – Clique abaixo no banner para comprar