O cinema de Terror: A radicalização das emoções para o mal
Conceituação e influências
Terror e/ou Horror é um gênero cinematográfico que procura uma reação emocional muito forte e negativa dos espectadores, ao jogar com os medos primários da audiência. Inspirado na literatura macabra, principalmente do século XIX, de autores como Edgar Allan Poe, H.P. Lovecaft, Bram Stoker e Mary Shelley, os filmes de terror têm mais de um século, caracterizados por cenas que assustam o espectador.
Foi a partir da influência do movimento cinematográfico do expressionismo alemão já na segunda década do século XX que o cinema de terror ganhou força como um gênero próprio. Se tornou um cinema de radicalização das emoções humanas através de personagens doentios, reais e imaginários, situações tenebrosas e imagens chocantes. Os temas do macabro e do sobrenatural são muito frequentes. O terror também se pode sobrepor com os gêneros de fantasia, ficção científica, sobrenatural e o thriller.
Escritores que foram a base para o cinema de terror
Edgar Allan Poe, autor de “O Corvo”, 1845
H.P. Lovecaft, autor do conto “O Chamado de Cthulhu”, 1926
Bram Stoker, autor do romance gótico “Drácula” (1897)
Mary Shelley, autora do livro “Frankestein”, 1818
Um dos mais populares escritores de terror contemporâneo é Stephen King, conhecido por ter escrito as famosas obras Carrie, O Iluminado, It, Misery e muitas outras. Inúmeras de suas obras literárias foram adaptadas para o cinema e tiveram muito sucesso de público.
O escritor Stephen King, muito popular no cinema de terror
Os filmes de terror lidam com os pesadelos do espectador, as fobias ocultas, a repulsa e o medo do desconhecido. Os enredos dentro deste gênero muitas vezes envolvem uma força maligna, evento ou personagem, geralmente de origem sobrenatural, para o mundo normal de todos os dias. Existem dois tipos mais populares do cinema de terror: O terror explícito, que geralmente tem mortes e sangue, e o terror psicológico, que lida com situações de medo extremo.
Os Elementos cinematográficos predominantes incluem fantasmas, alienígenas, vampiros, lobisomens, demônios, dragões, temas relacionados com a morte, tortura, animais ferozes, bruxas más, monstros, rebelião das máquinas, palhaços malvados, zumbis, canibais e assassinos em série. Por outro lado, os filmes sobre o sobrenatural não são necessariamente sempre de terror e/ou horror.
O primeiro filme de terror
O curta-metragem A Casa do Diabo (1896), do pioneiro francês Georges Méliès, é considerado o primeiro filme de terror da história do cinema.
Cartaz de “A Casa do Diabo”, 1896
Cenas de “A Casa do Diabo”, 1896
Uma seleção de filmes de terror ao longo da história do gênero
Foram selecionados 15 filmes representativos do cinema de terror ao longo das décadas com pequenos comentários sobre eles.
Filme: Nosferatu, 1922
Direção: Friedrich Murnau
Sinopse: Hutter, agente imobiliário, viaja até os Montes Cárpatos para vender um castelo no Mar Báltico cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock, que na verdade é um milenar vampiro que, buscando poder, se muda para Bremen, Alemanha, espalhando o terror na região. Curiosamente quem pode reverter esta situação é Ellen, a esposa de Hutter, pois Orlock está atraído por ela.
Nosferatu, 1922
Cenas de “Nosferatu”, 1922
Filme: Frankenstein, 1931
Direção: James Whale
Sinopse: Dr. Henry Frankenstein, um obstinado cientista, decidido a provar suas teorias de criar vida a partir dos mortos, constrói um corpo de partes de vários cadáveres que ele recolhe em cemitérios. Quando só falta o cérebro para que seja finalizada a criatura, seu assistente acaba trazendo uma redoma com o cérebro de um assassino, sem que o doutor o saiba. Daí, surge um monstro.
Frankenstein, 1931
Cenas de “Frankenstein”, 1931
Filme: Dr, Jekyll e Mr. Hyde (O Médico e o Monstro), 1931
Direção: Rouben Mamoulian
Sinopse: O filme gira em torno de um médico que acredita que os homens têm dois lados – um lado bom e um lado mau. Ele tenta separar os dois fazendo experiências com produtos químicos e acaba virando uma fera.
Dr. Jekyll e Mr. Hyde (O Médico e o Monstro), 1931
Cenas de “Dr. Jekyll e Mr. Hyde”, 1931
Filme: O Vampiro, 1932
Direção: Carl Dreyer
Sinopse: Um jovem viajante chamado Allan Gray estuda sobre a evolução do mal e dos vampiros dos séculos passados. Por causa da sua obsessão com aparições sobrenaturais, ele visita uma antiga pousada e encontra diversas evidências de que ali existem vampiros. O problema é que depois de muito estudar esse assunto, para Allan já quase não existe mais diferença entre o real e o irreal.
O Vampiro, 1932
Cenas de “O Vampiro”, 1932
Filme: Casa de Cera, 1953
Direção: André De Toth
Sinopse: É um filme de terror e mistério estrelado por Vincent Price, que se especializou em filmes desse gênero. O ator se apresenta como um escultor desfigurado que repovoa seu museu de cera destruído assassinando pessoas e usando seus restos revestidos de cera como exibições.
Casa de Cera, 1953
Cenas de “Casa de Cera”, 1953
Filme: À Meia Noite Levarei sua Alma, 1964
Direção: José Mojica Marins
Sinopse: O cruel e sádico coveiro Zé do Caixão, temido e odiado pelos moradores de uma cidadezinha do interior, está obcecado em conseguir gerar o filho perfeito, aquele que possa dar continuidade ao seu sangue. A sua mulher não consegue engravidar e ele acredita que a namorada do seu melhor amigo é a mulher ideal que procura. Violada por Zé do Caixão, a moça quer cometer suicídio para regressar do mundo dos mortos e levar a alma daquele que a violou.
À Meia Noite Levarei sua Alma, 1964
Cenas de “À Meia Noite Levarei Sua Alma”, 1964
Filme: O Bebê de Rosemary, 1968
Direção: Roman Polanski
Sinopse: Um jovem casal, Rosemary (Mia Farrow) e Guy Woodhouse (John Cassavetes), se muda para um prédio em Nova York habitado por estranhas pessoas, onde coisas bizarras acontecem. Quando ela engravida, passa a ter estranhas alucinações e vê o seu marido se envolver com os vizinhos, uma seita de bruxas que quer que ela dê a luz ao Filho das Trevas.
O Bebê de Rosemary, 1968
Cenas de “O Bebê de Rosemary”, 1968
Filme: O Exorcista, 1973
Direção: William Friedkin
Sinopse: Regan, uma jovem, exibe um comportamento bizarro depois de brincar com um tabuleiro Ouija. Chris, sua mãe e atriz, consulta dois padres que concluem que Regan está possuída por uma entidade demoníaca. Um exorcista é chamado para curar a jovem. O filme foi um estrondoso sucesso e muito assustador.
O Exorcista, 1973
Cenas de “O Exorcista”, 1973
Filme: Carrie, a Estranha, 1976
Direção: Brian De Palma
Sinopse: Carrie White (Sissy Spacek) é uma jovem quieta e sensível que enfrenta os insultos de seus colegas de escola e os maus-tratos da mãe Margaret (Piper Laurie), uma fanática religiosa. Ao menstruar no banheiro do colégio, é humilhada por suas colegas e passa a agir de forma estranha. No dia de sua noite de formatura, Carrie, de dezessete anos, descobre que possui poderes telecinéticos. Ela usa seus poderes quando é humilhada após uma pegadinha.
Carrie, a Estranha, 1976
Cenas de “Carrie, a Estranha”, 1976
Filme: O Iluminado, 1980
Direção: Stanley Kubrick
Sinopse: Jack Torrance (Jack Nicholson) é um aspirante a escritor e alcoólatra em recuperação, que aceita uma posição como cuidador de entressafra do isolado Overlook Hotel nas Montanhas Rochosas do Colorado. Depois que uma tempestade de inverno deixa o local coberto de neve, a sanidade de Jack se deteriora devido à influência das forças sobrenaturais que habitam o hotel, colocando sua esposa e filho em perigo.
O Iluminado, 1980
Cenas de “O Iluminado”, 1980
Filme: Poltergeist, 1982
Direção: Tobe Hooper
Sinopse: Um casal vive uma vida tranquila em Orange County, Califórnia, numa comunidade planejada chamada Cuesta Verde, onde Steven é um bem sucedido incorporador e Diane, sua esposa, cuida de seus três filhos. A casa dos sonhos de uma família se transforma em seu pior pesadelo quando espíritos malignos surgem para atormentá-los e possuem a alma de sua filha inocente.
Poltergeist, 1982
Cenas de “Poltergeist”, 1982
Filme: Drácula de Bram Stoker, 1992
Direção: Francis Ford Coppola
Sinopse: Vlad Drácula, um líder romeno do século XV, retorna de uma vitória contra os turcos e descobre que sua esposa cometeu suicídio depois que seus inimigos relataram falsamente sua morte. Um padre diz a ele que a alma de sua esposa está condenada ao Inferno. Enfurecido, Vlad profana a capela e renuncia a Deus, declarando que se levantará da sepultura para vingar sua esposa com todos os poderes das trevas. Ele então enfia sua espada na cruz de pedra da capela e bebe o sangue que sai dela, tornando-se um vampiro.
Drácula de Bram Stoker, 1992
Cenas de “Drácula de Bram Stoker”, 1992
Filme: Pânico, 1996
Direção: Wes Craven
Sinopse: Sidney Prescott (Neve Campbell) começa a desconfiar que a morte de dois estudantes está relacionada com o falecimento da sua mãe, há cerca de um ano. Enquanto isso, os jovens da pacata cidadezinha começam a receber ligações de um maníaco que faz perguntas sobre filmes de horror. Quem erra, morre. As perguntas seguem uma lógica que será desvendada numa grande festa escolar.
Pânico, 1996
Cenas de “Pânico”, 1996
Filme: O Lobisomem, 2010
Direção: Joe Johnston
Sinopse: Na Inglaterra, durante a era vitoriana, Lawrence Talbot, um homem que retorna da América para sua terra ancestral para investigar a misteriosa morte de seu irmão, é mordido por um lobisomem. A partir disso, durante a lua cheia, Talbot começa a sua transformação em uma criatura que segue apenas aos seus instintos, um lobisomem. E ele terá outra surpresa terrível em relação ao seu pai.
O Lobisomem, 2010
Cenas de “O Lobisomem”, 2010
Filme: Invocação do Mal, 2013
Direção: James Wan
Sinopse: Em Harrisville, Estados Unidos, uma família se muda para uma casa de fazenda onde vivenciam fenômenos paranormais. Eles consultam um casal de demonologistas para ajudá-los a descobrir o que é e o porquê daquilo tudo acontecendo. É quando o passado começa a revelar uma entidade demoníaca querendo continuar sua trajetória de maldades.
Invocação do Mal, 2013
Cenas de “Invocação do Mal”, 2013
eBooks para venda – Clique abaixo para comprar