Festivais
O Festival Internacional de Cinema de Moscou – MIFF

O Festival Internacional de Cinema de Moscou – MIFF

Informações Gerais

O Festival Internacional de Cinema de Moscou, Rússia – MIFF começou a ser realizado em 1935, sendo então um dos mais longevos do mundo, atrás apenas do Festival de Veneza que começou em 1932. Mas, naquela época, não era considerado um grande evento e não tinha regularidade. Foi somente em 1959 que o Festival ganhou renome internacional. Em seu momento inicial, o Festival foi presidido pelo grande cineasta russo Serguei Eisenstein que já havia derrubado a estética clássica ocidental para um movimento denominado de “realismo socialista”.

A primeira mostra de filmes chamada de Festival Internacional de Cinema de Moscou foi realizada em 3 de agosto de 1959. O prêmio máximo do evento foi concedido ao cineasta russo Serguêi Bondartchuk pela obra “O Destino de um Homem”. O Festival, já no início dos anos 60, passou a ser palco não somente de obras cinematográficas do bloco comunista, mas também de grandes cineastas estrangeiros o que transformou o Festival de Moscou numa grande referência da produção cinematográfica mundial, principalmente do cinema mais cult.

Com o tempo, o Festival de Moscou foi construindo uma equipe bem coordenada e de maior precisão na programação e organização das exibições de filmes, se abrindo para uma visão cinematográfica global e se tornando um evento cultural e social muito sólido. Nesse sentido, O Festival de Moscou é considerado pela Federação Internacional das Associações de Produtores de Cinema entre os mais prestigiosos do mundo, junto com os festivais de Berlim, Cannes, San Sebastián, Karlovy Vary e Veneza.

“O Destino de Um Homem”, primeiro filme vencedor do Festival Internacional de Cinema de Moscou, 1959

Local do Festival

O Festival de Moscou é realizado no Rossiya Cinema Theatre. O Teatro Rossiya era anteriormente conhecido como Cinema Pushkinsky, um monumento da arquitetura e atualmente o maior teatro de Moscou operado pela Stage Entertainment . Ele está localizado na Praça Pushkinskaya . O Rossiya foi construído em 1961 e desde então é a sede oficial do Festival Internacional de Cinema de Moscou.

Em geral, o Festival de Moscou é realizado nos meses de agosto e setembro. O programa oficial inclui:

– Competição principal;

– Competição de documentários;

– Competição de Curtas-metragens;

– Competição de “estreias russas”;

– Exibição fora de competição;

– Mostras de retrospectivas.

O Rossiya Cinema Theatre, local do Festival em duas épocas

A cidade de Moscou

Moscou é a capital e maior cidade da Rússia. Fica às margens do rio Moskva na região central do país, com uma população estimada em 12,4 milhões de habitantes. Moscou está entre as maiores cidades do mundo, além de ser a maior área urbana e metropolitana da Europa e a maior cidade por área terrestre do continente europeu. 

A megacidade mais setentrional e fria do mundo, com uma história de oito séculos, Moscou é governada como uma cidade federal (desde 1993) que serve como centro político, econômico, cultural e científico da Rússia e da Europa Oriental. Como uma cidade global, Moscou tem uma das maiores economias urbanas do mundo.

A capital é uma das cidades mais visitadas do mundo, além de abrigar o maior número de bilionários da Europa. O Centro Internacional de Negócios de Moscou é um dos maiores distritos financeiros do mundo e apresenta alguns dos arranha-céus mais altos da Europa. A economia da Rússia é fortemente marcada pela produção e exportação de petróleo e gás.

A Praça Vermelha e o centro moderno de Moscou

Premiação do Festival

As premiações foram sendo alteradas ao longo da história do Festival. No período de 1959 a 1967 o nome era “Grande Prêmio”. De 1969 a 1987 o prêmio principal era chamado de “Medalha de Ouro”. De 1989 até hoje é chamado de “São Jorge de Ouro”. É um prêmio já muito cobiçado pelos artistas do cinema mundial e bem reconhecido pela própria indústria do cinema.

O prêmio máximo, o São Jorge de Ouro, é uma estatueta de São Jorge lançando o dragão, reprodução da imagem que se encontra no brasão de armas da cidade de Moscou. Recentemente, se instaurou também o Premio Stanislavsky para homenagear aos atores destacados que visitam o Festival.

O São Jorge de Ouro, prêmio máximo do Festival de Moscou

Alguns filmes vencedores do Festival Internacional de Cinema de Moscou – MIIF

8 e ½, 1963                                                             

Direção: Federico Fellini                 

Confissões de Um Capitão de Polícia, 1971

Direção: Damiano Damiani

Nós Que Nos Amávamos Tanto, 1974

Direção: Ettore Scola

Dersu Uzala, 1975

Direção: Akira Kurosawa

O Homem Que Virou Suco, 1981                     

Direção: João Batista de Andrade                  

A História de Um Soldado, 1985

Direção: Norman Jewison

O Quarto de Marvin, 1996                          

Direção: Jerry Zacks                                  

Ressureição, 2001

Direção: Paolo e Vittorio Taviani

Junkhearts, 2011                                    

Direção: Tinge Krishnan                        

Filha, 2016

Direção: Reza Mirkarimi

eBooks para venda – Clique abaixo no banner para comprar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *