Os Melhores Filmes de Todos os Tempos
Os melhores filmes de 2010 a 2022

Os melhores filmes de 2010 a 2022

O contexto histórico

A década de 2010 teve início enfrentando as consequências após o fim da crise econômica mundial, iniciada nos últimos anos da década anterior. A crise afetou especialmente os países da União Europeia. A década também ficou marcada pela crise migratória na Europa.

Os Estados Unidos mantiveram o seu status global de superpotência, embora ameaçados pela contínua expansão chinesa, que lança vastas iniciativas econômicas e grandes reformas militares e tenta aumentar sua influência na África e no Mar do Sul da China, dessa maneira solidificando seu status de superpotência emergente.

A partir de 2016, grande parte do mundo ocidental começou a experimentar uma reação política contra a globalização, especialmente a política de imigração e os acordos de livre comércio. O aumento da desigualdade econômica nos países desenvolvidos também foi um importante tema de discussão ao longo da década.

Outro marco importante da década foi a popularização dos dispositivos móveis. As vendas de computadores convencionais caíram pela primeira vez, dando lugar ao crescimento de smartphones e tablets, conceito desconhecido do grande público até o lançamento do primeiro iPad pela Apple, em 2010. A Apple se tornou, no início da década, a empresa com maior valor de mercado no mundo.

O cinema apresentou grandes filmes fora do circuito dos blockbusters e das franquias. E o cinema digital continuou crescendo e surpreendendo com novos avanços tecnológicos.

Lista dos melhores filmes de 2010 a 2022

Filme: Meia Noite Em Paris, 2011, França

Direção: Woody Allen

Comentário: Gil, um aspirante a escritor, chega com a noiva e a família dela a Paris de férias, enquanto tenta terminar seu romance de estreia. Ele é seduzido pela cidade, que o leva a um tempo passado, e conhece seus escritores, diretores de filmes e pintores favoritos na Paris dos anos 20 e depois na Belle Époque, fins do século XIX. Com lindas imagens de Paris, o filme é uma fantasia deliciosa, onde voltamos ao passado artístico da “cidade luz” e nos divertimos bastante com as viagens oníricas de Gil.

Cenas de “Meia Noite e Paris”, 2011

Filme: Drive, 2011, Estados Unidos

Direção: Nicolas Winding Refn

Comentário: O filme é um policial neo-noir de drama e suspense. Durante o dia, um misterioso e soturno motorista trabalha como mecânico e dublê automalista de filmes de Hollywood. À noite, ele se dedica como piloto de fuga de bandidos e mafiosos. Ao se apaixonar por uma mulher, que é casada com um criminoso, tenta protegê-la do submundo do crime e o filme dá uma reviravolta com risco de morte. O filme é psicológico e eletrizante.

Cenas de “Drive”, 2011

Filme: Os Infratores, 2012, Estados Unidos

Direção: John Hillcoat

Comentário: O filme trata da história real dos lendários irmãos Bondurant, produtores de whisky durante a lei seca americana nos anos 30. Quando o negócio começa a prosperar a máfia de Chicago tenta acabar com a concorrência na cidade da Virgínia, EUA. A lealdade dos três irmãos contrabandistas também é posta à prova quando eles se recusam a pagar o suborno exigido às autoridades policiais corruptas.

Cenas de “Os Infratores”, 2012

Filme: O Grande Hotel Budapeste, 2013, Alemanha e Estados Unidos

Direção: Wes Anderson

Comentário: O filme é uma comédia dramática muito colorida e se passa no período entre as duas guerras mundiais. Um famoso gerente de um hotel europeu é falsamente acusado de assassinato e, para provar sua inocência, acaba se tornando amigo de um jovem empregado. Entre as aventuras vividas pelos dois, constam o roubo de um famoso quadro do Renascimento, a batalha pela grande fortuna de uma família e as transformações históricas durante a primeira metade do século XX.

Cenas de “O Grande Hotel Budapeste”, 2013

Filme: Birdman, 2014, Estados Unidos

Direção: Alejandro González Iñárritu

Comentário: O filme e uma comédia dramática de humor negro e acompanha um ator decadente de Hollywood mais conhecido por interpretar o super-herói “Birdman”, enquanto ele se esforça para montar uma peça de teatro na Broadway. O filme cobre o período de prévias que antecederam o lançamento da peça teatral, e, com uma breve exceção, o filme aparenta ter sido filmado em um único plano sem cortes. Por esse motivo e por mil confusões, o filme é frenético e os espectadores se sentem dentro da história.

Cenas de “Birdman”, 2014

Filme: A Qualquer Custo, 2016, Estados Unidos

Direção: David Mackenzie

Comentário: Na tentativa desesperada de salvar a fazenda da família, dois irmãos se unem para uma série de assaltos a banco, mas são perseguidos por dois policiais determinados. O filme se passa na crise financeira que abateu os Estados Unidos em 2008 e que deixou milhões de famílias sem capacidade de arcar com suas dívidas de hipotecas imobiliárias. A grande sacada do filme é que os dois irmãos assaltam justamente o banco que estava cobrando suas dívidas.

Cenas de “A Qualquer Custo”, 2016

Filme: Roma, 2018, México

Direção: Alfonso Cuarón

Comentário: O filme é um excerto semi-autobiográfico na Cidade do México, que discorre a vida de uma empregada doméstica numa família de classe média. Seu título é uma referência à Colonia Roma, um distrito localizado em Cuauhtémoc, no México. Filmado em preto e branco, os eventos do filme acontecem em 1970 e 1971, predominantemente na Cidade do México. Sua linguagem e narrativa nos remetem ao neorrealisno italiano. O filme teve aclamação em festivais internacionais de cinema.

Cenas de “Roma”, 2018

Filme: Parasita, 2019, Coréia do Sul

Direção: Bong Joon-ho

Comentário: O filme é um suspense de humor negro sobre uma família pobre sul-coreana que se infiltra na casa de uma família rica para usufruir de uma vida de regalias. Através de uma série de mentiras e planos mirabolantes, os membros da família pobre arrumam trabalho na mansão luxuosa, como um parasita que habita um corpo sem que ele perceba. Mas a mansão dos ricos tem seus próprios mistérios. O filme mistura terror psicológico e comédia dramática, tem, ao mesmo tempo, gargalhadas e sangue.

Cenas de “Parasita”

Filme: Bacurau, 2019, Brasil

Direção: Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles

Comentário: O filme mistura drama, faroeste, terror, fantasia e ficção científica para contar uma história de uma pequena cidade brasileira no Oeste de Pernambuco, onde coisas estranhas e perigosas começam a acontecer. Os habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Resta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa. O título do filme é o apelido do último ônibus da madrugada no Recife, referente a uma ave de hábitos noturnos comum nos sertões brasileiros, o bacurau.

Cenas de “Bacurau”, 2019

Filme: Mank, 2020, Estados Unidos

Direção: David Fincher

Comentário: Mank é um filme de drama biográfico americano que retrata a Hollywood dos anos 1930, o início da chamada Era de ouro. Esse período é reavaliado pelos olhos do roteirista alcoólatra e perspicaz Herman J. Mankiewicz enquanto ele corre para terminar o roteiro do filme “Cidadão Kane”, a obra prima de Orson Welles que também aparece no enredo. Foi filmado num belo preto e branco e nos mostra o cotidiano de Hollywood, com seus produtores, diretores, atores, atrizes, roteiristas e muitas fofocas e confusões.

Cenas de “Mank”, 2020

Filme: Ataque dos Cães, 2021, Estados Unidos

Direção: Jane Campion

Comentário: Phil e George são irmãos que comandam uma fazenda de família em Montana, EUA. Enquanto o primeiro é um patrão tirânico, o segundo tem um temperamento dócil. Quando George se casa com uma viúva cujo filho adolescente é considerado efeminado, começa uma batalha silenciosa e feroz pelo poder. O filme constitui um suspense acerca da masculinidade no imaginário do faroeste norte-americano e se dedica à investigação da psique de Phil, um homofóbico com desejos latentes, transtornado pelo garoto magricela e educado. Tudo é subentendido: o sexo escondido, a embriaguez ocultada, a homossexualidade disfarçada, a competição velada.  O final é espetacular e sinistro.

Cenas de “Ataque dos Cães”, 2021

Filme: A Mão de Deus, 2021, Itália

Direção: Paulo Sorrentino

Comentário: O filme se passa em Nápoles, Itália, na década de 80, e acompanha o jovem Fabio que busca seu lugar no mundo. Com uma família peculiar, cheia de figuras esquisitas e também divertidas, ele tem de superar perdas familiares traumáticas em sua jornada de descobertas e amadurecimento. Com toques de fantasia e personagens bizarros, o filme possui uma clara influência das produções de Federico Fellini o que o torna ainda mais agradável de assistir. Apaixonado por futebol e cinema, Fabio escolhe o segundo e parte para concretizar seu sonho.

Cenas de “A Mão de Deus”, 2021

Filme:  Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, 2022, Estados Unidos

Direção : Daniel Kwan, Daniel Scheinert

Comentário: O filme foi o grande vencedor da cerimônia do Oscar de 2023. Com uma mistura de sentimentos, filme de ação, comédia, drama e ficção científica, o filme conta a história de Evelyn, uma imigrante chinesa nos Estados Unidos que é casada, tem uma filha lésbica, um pai rigoroso, e uma lavanderia um tanto capenga. Em meio a confusões com os impostos e explicação de seus gastos, ela acaba sendo eleita a salvadora de diversas realidades (o multiverso), ameaçadas por uma entidade maligna.

Cenas de “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, 2022

eBooks para venda – Clique abaixo no banner para comprar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *