Uma seleção de grandes atrizes da história do cinema
As atrizes tiveram grande importância na história do cinema. Já nas duas primeiras décadas do século XX, início da disseminação do cinema, várias atrizes se destacaram e se tornaram musas. Esse termo designava aquelas atrizes que tinham se tornado referência em atuação e também em beleza e forte presença imagética. Elas foram responsáveis pelo início do glamour, principalmente em Hollywood, e propagaram o cinema através de seus filmes. Fizemos uma seleção de grandes atrizes significativas da história do cinema. Sabemos que algumas ficaram de fora.
Marlene Dietrich
Marie Magdalene “Marlene” Dietrich foi uma atriz e cantora americana nascida na Alemanha, cuja carreira durou entre os anos 1910 e 1980. Na Berlim da década de 1920, Dietrich se apresentou no palco e em filmes mudos. Ficou mundialmente famosa no filme alemão “O Anjo Azul” de 1930.
Greta Garbo
Greta Garbo foi uma atriz sueco-americana. Considerada uma das maiores atrizes do cinema, ela era conhecida por sua personalidade melancólica e sombria, seus retratos de personagens trágicos e suas performances sutis e discretas. Se retirou de Hollywood e do cinema ainda jovem e se eternizou como a atriz que nunca sorri. Mas, sorriu em um único filme.
Katharine Hepburn
Katharine Hepburn foi uma atriz americana de cinema, teatro e televisão. Ela era conhecida por sua independência obstinada, personalidade espirituosa e franqueza, cultivando uma persona de tela que combinava com essa imagem pública e regularmente interpretando mulheres sofisticadas e de força de vontade. Seu trabalho foi em uma variedade de gêneros, de comédia maluca ao drama literário, e lhe rendeu quatro Oscars de Melhor Atriz.
Bette Davis
Bette Davis foi uma atriz estadunidense de cinema, televisão e teatro. Conhecida por sua vontade de interpretar personagens antipáticas, ela era venerada por suas atuações numa variada gama de gêneros cinematográficos; de melodramas policiais, filmes de época e comédias, embora seus maiores sucessos tenham sido romances dramáticos. Ganhadora de dois Oscars, ela foi a primeira atriz a acumular dez indicações.
Ingrid Bergman
Ingrid Bergman foi uma atriz sueca que estrelou uma variedade de filmes europeus e americanos, filmes de televisão e peças de teatro. Com uma carreira de cinco décadas, ela é frequentemente considerada uma das figuras mais influentes da história do cinema. Brilhou em Hollywood e foi premiada com o Oscar. Também atuou em filmes clássicos suecos e italianos.
Lauren Bacall
Lauren Bacall foi uma atriz americana. Ela foi nomeada a 20ª maior estrela feminina do cinema clássico de Hollywood pelo American Film Institute e recebeu um Oscar Honorário da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em 2009 em reconhecimento por sua contribuição para a Era de Ouro do cinema. Foi também casada com outro ícone do cinema, Humphrey Bogard.
Rita Hayworth
Rita Hayworth foi uma atriz, dançarina e produtora americana. Ela alcançou a fama durante a década de 1940 como uma das principais estrelas da época, aparecendo em 61 filmes ao longo de 37 anos. A imprensa cunhou o termo “A Deusa do Amor” para descrever Hayworth depois que ela se tornou a ídolo da tela mais glamourosa da década de 1940.
Anna Magnani
Anna Maria Magnani foi uma atriz italiana. Ela era conhecida por sua atuação explosiva e retratos realistas de personagens fortes, dramáticos. Nascida em Roma, ela trabalhou na Academia de Arte Dramática de Roma cantando em clubes noturnos e foi um ícone do movimento cinematográfico do neorrealismo italiano, trabalhando com grandes diretores do cinema.
Sofia Loren
Sophia Loren é uma atriz e cantora italiana. Começou sua carreira no cinema na Itália, mas logo foi parar em Hollywood. Isso lhe permitiu lançar- se com sucesso em uma carreira internacional. Além do Oscar de Melhor Atriz, ela ganhou um prêmio Grammy, um prêmio de Atriz no Festival de Cannes, cinco Globos de Ouro especiais e um Oscar Honorário em 1991. Em 1994 ela ganhou um Urso de Ouro Honorário no Festival de Berlim. Foi três vezes premiada no Festival de Veneza, como Melhor Atriz.
Jaqueline Bisset
Jacqueline Fraser-Bisset é uma atriz britânica nascida na Inglaterra, respeitada no cenário cinematográfico mundial por ter sido um duradouro e influente sex symbol durante os anos 1960 e 1970. Seu grande trabalho viria em 1973, em A Noite Americana, de François Truffaut. Com esse filme, Jacky conquistaria o respeito do público e dos diretores europeus. Em toda a sua carreira, Jacky trabalhou com diretores consagrados.
Grace Kelly
Grace Patricia Kelly foi uma atriz de cinema estadunidense que, após estrelar vários filmes importantes na década de 1950, tornou-se Princesa de Mônaco ao se casar com o Príncipe Rainier III, em abril de 1956. Grace se tornou uma das musas do diretor Alfred Hitchcock e é considerada a décima terceira lenda do cinema mundial pelo Instituto americano do cinema. Sua morte se deu em virtude de um acidente automobilístico em 1982.
Elizabeth Taylor
Elizabeth Rosemond Taylor foi uma atriz anglo-americana. Começou sua carreira como atriz infantil no início dos anos 1940, tornando-se uma das estrelas mais populares do cinema clássico de Hollywood nas décadas de 1950 e 1960. Vencedora de dois Oscares de Melhor Atriz, um BAFTA e um Globo de Ouro, ela continuou sua carreira com sucesso nas décadas seguintes e permaneceu uma figura pública muito popular pelo resto de sua vida.
Julie Andrews
Julie Andrews é uma atriz, cantora e autora inglesa. Ela recebeu inúmeros elogios ao longo de sua carreira de sete décadas, incluindo um Oscar, um British Academy Film Award, dois Primetime Emmy Awards, três Grammy Awards e seis Golden Globe Awards. Foi umas das mais populares atrizes de Hollywood nos anos 60 e 70. Dois de seus filmes foram grandes sucessos internacionais: “Mary Poppins”, 1964, e “A Noviça Rebelde”, 1965″,
Brigitt Bardot
Brigitte Anne-Marie Bardot, muitas vezes referida por suas iniciais BB, é uma ex-atriz, cantora e modelo francesa. Famosa por retratar personagens sexualmente emancipados com estilos de vida hedonistas, ela foi um dos símbolos sexuais mais conhecidos dos anos 1950 e 1960. Bardot dominou com sua imagem uma época do cinema e da revolução comportamental com posições e ações independentes.
Jane Fonda
Jane Seymour Fonda é uma atriz, escritora, ativista, modelo, empresária, e autora estadunidense. Ela recebeu vários prêmios ao longo de sua carreira, incluindo dois Oscars, dois Prêmios BAFTA, sete Globos de Ouro, um Prêmio Emmy, além de um Leão de Ouro Honorário e o Prêmio Cecil B. DeMille. É filha do famoso ator Henry Fonda. Jane Fonda se destacou em papeis de mulher independente e feminista, especial destaque para o filme “Klute, O Passado Condena”, de 1971.
Catherine Deneuve
Catherine Deneuve é uma atriz francesa, considerada um modelo de elegância e beleza gálica e uma das mais respeitadas atrizes do cinema francês e mundial. Deneuve estreou no cinema aos 13 anos. Nos anos de 1960, Deneuve fez a reputação de símbolo sexual frio e inacessível através de filmes em que interpretava donzelas lindas e frígidas. Trabalhou com alguns dos maiores cineastas de todos os tempos.
Fernanda Montenegro
Fernanda Montenegro é uma atriz brasileira de teatro, televisão e cinema. Considerada por muitos a maior atriz brasileira de todos os tempos, ela é muitas vezes referida como a grande dama do teatro, do cinema e das artes cênicas brasileiras. Atuou em grandes filmes brasileiros de vários gêneros e foi a única artista brasileira, até o momento, a ser indicada ao Oscar de melhor atriz.
Vanessa Redgrave
Vanessa Mariah Redgrave é uma atriz britânica. Ela é uma das 23 pessoas que alcançaram a Tríplice Coroa da Atuação. Em 2003 entrou para o Hall of Fame do American Theatre. Teve muito sucesso no teatro, ganhando vários prêmios. No cinema, Redgrave teve seis indicações ao Oscar, vencendo o prêmio de melhor atriz coadjuvante pelo filme Julia (1977).
Meryl Streep
Meryl Streep é uma atriz norte-americana. Descrita pela mídia como a “melhor atriz de todos os tempos”, Streep é conhecida principalmente por sua versatilidade em seus papéis e sua adaptação em sotaques. Streep é a atriz com mais indicações ao Oscar, um total de 21, e tendo vencido em três ocasiões. Muito badalada e reconhecida mundialmente, Streep é pouco glamourosa e prefere ser uma boa mãe e uma boa esposa.
Diane Keaton
Diane Keaton é uma atriz americana que ficou famosa por trabalhar com o diretor e ator Woody Allen, principalmente no filme “Annie Hall”, de 1977. Ela recebeu vários elogios ao longo de sua carreira de seis décadas, incluindo um Oscar, um British Academy Film Award, dois Golden Globe Awards e o AFI Life Achievement Award. Diane Keaton geralmente encenava personagens femininos sensíveis e intelectualizados.
Julia Roberts
Julia Fiona Roberts é uma atriz americana. Uma das estrelas mais lucrativas de Hollywood, ela é conhecida por seus papéis principais em filmes de vários gêneros, de comédias românticas e dramas a thrillers e filmes de ação. Roberts tornou-se uma das atrizes mais bem pagas do mundo, venceu um Oscar de melhor atriz e é detentora do recorde da publicação como “A mulher mais bonita”. Alcançou um sucesso fulminante no filme “Uma Linda Mulher”, de 1990.
Penélope Cruz
Penélope Cruz Sánchez é uma atriz espanhola. Conhecida por seus papéis em filmes de vários gêneros, principalmente os de língua espanhola, ela recebeu vários elogios, incluindo um Oscar de melhor atriz coadjuvante. Sua carreira começou nos anos 90 e, após muito sucesso no cinema espanhol e com o diretor Pedro Almodóvar, conseguiu fama também em Hollywood e passou cada vez mais a ser apreciada pelo público e pela crítica.
Scarlet Johansson
Scarlett Ingrid Johansson é uma atriz e cantora norte-americana. Teve múltiplas aparições na revista Forbes Celebrity 100 e tem uma estrela na Calçada da Fama. Nascida e criada em Manhattan, Nova York, ela desejava ser atriz desde criança e apareceu pela primeira vez em um palco de um teatro em uma peça Off-Broadway. Como figura pública, Johansson é considerada um símbolo sexual de Hollywood.
Cate Blanchett
Catherine Elise Blanchett é uma atriz e produtora australiana. Considerada uma das melhores atrizes de sua geração, ela é conhecida por seu trabalho versátil em filmes independentes, sucessos de bilheteria e no palco. Ganhou vários prêmios como atriz, mais notavelmente dois Oscars, três Globos de Ouro e três BAFTA. Blanchett é uma das poucas atrizes a terem conquistado um Oscar de Melhor Atriz e um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.
Emma Stone
Emily Jean Stone, conhecida profissionalmente como Emma Stone, é uma atriz americana. Ela recebeu vários prêmios, incluindo um Oscar, um British Academy Film Award e um Globo de Ouro. Criança problemática na infância e adolescência, Emma Stone ganhou amplo reconhecimento em Hollywood ao ter interpretado Gwen Stacy no filme The Amazing Spider-Man (2012) e sua sequência de 2014. Em seguida, foi atuando em filmes mais densos com grandes diretores.
eBooks para venda – Clique abaixo no banner para comprar