Marseille, Inventando Ana e Ninguém pode Saber, três séries que tratam de bastidores da política, golpes e farsas, e passado misterioso
Série: Marseille, 2016
Criação: Dan Franck, Florent Siri
Elenco: Gérard Depardieu, Benoîte Magimel, Stephane Caillard, Nadia Farès
Onde assistir: Netflix
Enredo: Tendo como cenário a bela cidade portuária francesa de Marselha, que curiosamente possui altos índices de criminalidade, a história acompanha Robert Taro (Gerard Depardieu), prefeito de Marselha por muito tempo, que sofre oposição de seu jovem, ambicioso e herdeiro político (Benoîte Magimel). A relação, antes uma antiga amizade de confiança mútua, se torna algo perigoso e insustentável.
Comentário: A série “Marseille” pode ser considerada um thriller político, mas vai além disso. Trata-se de um conto sobre poder, corrupção e redenção, além de abordar questões familiares e de amizades perdidas por fortes ambições pessoais de status e poder político. O famoso ator francês Gérard Depardieu tem uma ótima atuação, por vezes carregando o ritmo da trama. Além de abordar os bastidores da luta pelo poder político que se torna uma cobiça implacável, a série trata de outros assuntos turbulentos de uma grande cidade, como o tráfico de drogas e o clientelismo, em que estão envolvidos diversos personagens distintos, de mafiosos a parlamentares, de jornalistas e ministros e até o presidente da França. O mais interessante é que, além dos confrontos políticos turbulentos, a série constrói personagens secundários que trafegam pelo drama da esposa do Prefeito, uma musicista clássica que descobre uma doença degenerativa, sua filha, que se apaixona por um marroquino ladrão de joalherias, chegando aos líderes mafiosos locais e seus capangas, todos investidos de alguma forma na trama principal. Com o tema da política como fio condutor de dramas humanos, a série “Marseille” prende pela sua premissa tão chocante quanto intrigante: O poder não é dado, é pego.
Cenas da série “Marseille”, 2016
Série: Inventando Anna, 2022
Criação: Shonda Rhymes
Elenco: Julia Garner, Anna Chlumsky, Laverne Cox, Katie Lowes
Onde assistir: Netflix
Enredo: A série “Inventando Anna” é uma trama que acompanha a jornalista Vivian (Anna Chlumsky) enquanto ela investiga a vida da glamourosa e misteriosa Anna Delvey (Julia Garner), uma jovem ganhando cada vez mais destaque nos tablóides de fofoca. A socialite aproveita uma vida de luxos e festas como se fora uma milionária, mas, na verdade, Anna utiliza essa fachada para dar inúmeros golpes em bancos e jovens ricos, se tornando uma figura da elite burguesa de Nova York.
Comentário: A série é baseada em acontecimentos reais sobre Anna Sorokin, uma jovem russa que fingiu ser uma herdeira alemã para enganar a elite de Nova York. Com o objetivo de ser bem-sucedida no universo da arte e moda, a vigarista conseguiu fraudar instituições financeiras e enganou até mesmo amigos. O mundo dos golpes e das farsas já foi muito explorado pelo cinema, mas a série surpreende, pois além de tratar de crimes financeiros, foca na investigação de uma jornalista encrencada em sua profissão e ávida por ter algum sucesso em sua carreira. Além disso, temos personagens secundários que ajudam a preencher a história com seus envolvimentos com a criminosa de modos diferentes. A vigarista Anna, que tinha a fachada de uma empreendedora audaciosa, é retratada como uma complexa anti-heroína que luta contra seus demônios pessoais em um mundo que, constantemente, subestima as mulheres jovens. Para fazer parte das altas rodas dos ricos de Nova York, ela possuía uma chama atraente e uma mente poderosa para suas ambições.
Cenas da série “Inventando Anna”, 2022
Série: Ninguém Pode Saber, 2022
Criação: Charlotte Stoudt
Direção: Minkie Spiro
Elenco: Toni Collette, Bella Heathcote, Jessica Barden, Joe Dempsie
Onde assistir: Netflix
Enredo: A série “Ninguém Pode Saber” acompanha Andy (Bella Heathcote) e Laura (Toni Collette), filha e mãe que são pegas de surpresa em um tiroteio. Após o ocorrido, Andy testemunha coisas estranhas de sua mãe. Isso a faz iniciar uma investigação do passado de sua mãe e segredos chocantes são revelados. Nessa jornada de descobertas, resta a Andy fugir ou proteger o futuro das duas. E resta à mãe, Laura, enfrentar a exposição de seu passado, há muito tempo escondido.
Comentário: A série se passa numa pacata comunidade no interior da Georgia, EUA, que esconde o mistério de uma mulher que se transforma numa celebridade ao enfrentar um tiroteio em uma lanchonete. Um dos méritos da série fica por conta de suas locações, com ruas empoeiradas e fortemente ensolaradas dos estados sulistas americanos. A narrativa é de uma história de mistério, com uso de flashbacks para conhecermos o passado escondido da personagem principal, Laura, vivido com brilho pela atriz Toni Collette, que, aliás, carrega o que tem de interessante na trama de uma mulher mergulhada em mentiras e traumas. Quando sua filha, Andy, viaja pelo sul dos Estados Unidos atrás de respostas sobre sua vida, a narrativa se transforma de um presente caloroso para um passado com tons frios e cenas demoradas, refletindo relações perturbadoras e personagens coadjuvantes que vão de um ativista egocêntrico, um marido abusivo e dominador e uma família rica inescrupulosa. O espectador se vê na expectativa de revelações que devem ser terríveis, mas a surpresa dessas revelações não é tão chocante, pois o mal desenvolvimento dos personagens impede que o conheçamos bem para se importar com seus danos. O que fica bem marcante é o fascínio pela atuação da atriz Toni Collette.
Cenas da série “Ninguém Pode Saber”, 2022
eBooks para venda – Clique abaixo no banner para venda