Gêneros do Cinema
O cinema policial: Crimes, investigações, mistérios e muita ação

O cinema policial: Crimes, investigações, mistérios e muita ação

Características do cinema policial

No gênero policial no cinema, os argumentos, roteiros, envolvem crimes e criminosos, policiais e detetives particulares, mafiosos, gangsters e ladrões.  As histórias são repletas de mistérios, tramas violentas, corrupções, perseguições e investigações intricadas. Mulheres fatais também aparecem, romances de traição, tráficos e vingança. Em outros casos, também aborda tramas em tribunais e sempre enfatiza uma variedade de tipos de armas e de figuras marginais, à margem da Lei.

Também é característico desses filmes haver uma narração do protagonista, o que não quer dizer que ele termine a história necessariamente vivo. Esse gênero de filme pode usar um pouco de suspense para criar atmosferas de tensão e medo e, claro, muita ação no meio. O cinema policial já criou uma infinidade de personagens e de tramas mirabolantes, inclusive Franquias, ou seja, filmes com continuações.

Um pouco de história e filmes importantes

Anos 30

Os primeiros filmes policiais abordavam a luta da polícia contra os gângsters de Chicago, ocorrida nos tempos da Lei Seca, anos 30, quando os negócios de bebidas alcoólicas estavam proibidas. Scarface, de 1932, dirigido por Howard Hawks, fazia uma alusão ao chefão da vida real Al Capone. Ainda nos anos 30, o ator americano James Cagney tornaria célebre interpretando gangsters violentos e loucos em filmes como Anjos de Cara Suja, de 1938, dirigido por Michael Curtiz.

Scarface, 1932

Cenas de “Scarface”, 1932

Anjos de Cara Suja, 1938

Cenas de “Anjos de Cara Suja”, 1938

Anos 40

Nos anos 40, muitos filmes policiais ficaram conhecidos por um estilo cinematográfico que  foi denominado de filmes noir (filmes negros), nome dado devido aos ambientes fechados, escuros, sombrios, violentos e esfumaçantes. Humphrey Bogart foi o maior astro desse tipo de filmes, interpretando detetives particulares adaptados das novelas policiais de sucesso, como em O Falcão Maltês, de 1941, dirigido por John Huston.

O diretor americano Orson Welles também foi outro gênio que gostava do gênero, dirigindo em 1947 A Dama de Xangai, no qual tingiu de louro os cabelos de sua então esposa Rita Hayworth, transformada numa mortífera “loura fatal” numa trama de assassinatos, romances e traições. No enredo, um vagabundo romântico fica preso entre um magnata corrupto e sua voluptuosa esposa.

O Falcão Maltês, 1941

Cenas de “O Falcão Maltês”, 1941

A Dama de Xangai, 1947

Cenas de “A Dama de Xangai”, 1947

Anos 50

Em 1950, o diretor Elia Kazan filmou “Pânico nas Ruas”, um policial noir diferente filmado totalmente fora de estúdios. O enredo é curioso: Um oficial do Serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos e um capitão da polícia precisam urgentemente localizar um assassino que está infectado pela peste bubônica antes que se alastre uma epidemia da doença. Um filme visceral, tenso, filmado nas ruas de New Orleans, EUA.

Pânico nas Ruas, 1950

Cenas de “Pânico nas Ruas”, 1950

Em 1958, o diretor americano Orson Welles retornou ao gênero policial ao lançar o clássico A Marca da Maldade. O filme aborda uma investigação policial na fronteira do México com os Estados Unidos. Quando um assassinato acontece, os conceitos da ética policial de Ramon se confrontam diretamente com os de Hank Quinlan, o corrupto capitão da polícia local. Um dos melhores filmes policiais do cinema.

A Marca da Maldade, 1958

Cenas de “A Marca da Maldade”, 1958

Anos 60 e 70

Nos anos 60 e 70, os filmes passaram a se tornar mais violentos, com os policiais se envolvendo pessoalmente nos casos que investigavam, seguindo atrás de bandidos perigosos e carismáticos. Começamos pelo filme “Bonnie e Clyde”, de 1967, dirigido por Arthur Penn, que conta a história de um famoso casal de ladrões de bancos que faz o que querem pelas cidades americanas até que um plano policial consegue abatê-los.

Bonnie e Clyde, 1967

Cenas de “Bonnie e Clyde”, 1967

Mas o modelo de policial valente e fora dos padrões convencionais foi fortemente abordado em Bullitt, de 1968, dirigido por Peter Yates, e na obra prima Operação França, de 1971, dirigido por William Friedkin, talvez o melhor filme policial já realizado. Nesses filmes são famosas as fantásticas cenas de perseguição envolvendo carros. A questão do tráfico internacional de narcóticos também foi brilhantemente abordada.

Bullitt, 1968

Cenas de “Bullitt”, 1968

Operação França, 1971

Cenas de “Operação França”, 1971

A partir dos anos 70 os filmes passaram a abordar com mais frequência as atividades da máfia, principalmente depois do clássico do diretor Francis Ford Coppola, O Poderoso Chefão, de 1972, e suas duas continuações. Nesses filmes, os atores Robert de Niro e Al Pacino se tornaram astros do gênero.

O Poderoso Chefão, 1972

Cenas de “O Poderoso Chefão”, 1972

Chinatown, de 1974, com o ator americano Jack Nicholson e dirigido por Roman Polanski que conta uma trama cujo protagonista é um típico detetive dos anos 40/50 e que se envolve com uma “loura fatal”, seria mais um grande sucesso dessa época. O filme é complexo e repleto de mistérios, corrupções e enigmas.

O brilhante ator americano Al Pacino faria dois filmes baseados em histórias policiais reais: Um Dia de Cão, de 1975, dirigido por Sidney Lumet, sobre uma dupla de bandidos homossexuais; e Serpico, um policial que denunciou a corrupção de seus companheiros.

Chinatown, 1974

Cenas de “Chinatown”, 1974

Um Dia de Cão, 1975

Cenas de “Um Dia de Cão”, 1975

Dois filmes brasileiros merecem destaque: Lucio Flávio, O Passageiro da Agonia, de 1977, dirigido por Hector Babenco, e Tropa de Elite, de 2007, dirigido por José Padilha, que contam histórias de bandidos e do envolvimento de policiais e traficantes cariocas nos anos 70/80.

Lúcio Flávio, O Passageiro da Agonia, 1977

Cenas de “Lúcio Flávio, O Passageiro da Agonia”, 1977

Tropa de Elite, 2007

Cenas de “Tropa de Elite”, 2007

Anos 80

Nos anos 80, o cinema policial voltou a abordar a máfia. O ator Robert De Niro se sobressaiu interpretando o próprio Al Capone no filme de Brian de Palma Os Intocáveis, de 1987, e o mafioso Jimmy Burke no clássico de Martin Scorsese Os Bons Companheiros. E ainda em outro clássico do gênero dirigido por Sergio Leone: Era Uma Vez na América, de 1984.

Era Uma Vez na América, 1984

Cenas de “Era Uma Vez Na América”, 1984

Em 1989, um genial filme policial foi lançado, “Chuva Negra”, dirigido por Ridley Scott. Muito bem dirigido e interpretado, o filme teve grande sucesso. No enredo, Nick e seu parceiro, Charlie, são policiais da cidade de Nova York que devem rastrear Sato, um gângster japonês, que os escapa enquanto é transportado para Osaka para julgamento por assassinato.

Chuva Negra, 1989

Cenas de “Chuva Negra”, 1989

Anos 90

Nos anos 90 os filmes exploraram as investigações sobre crimes seriais, cujos autores eram os psicopatas conhecidos como serial killers. O tema não era novo, já tendo sido abordado em M, O Vampiro de Dusseldorf, de 1931, dirigido por Fritz Lang. Mas também teve filmes policiais com narrativas renovadas e intrigantes, muitas vezes violentos.

Mas em O Silêncio dos Inocentes, de 1991, surgiria o mais famoso serial killer do cinema até o momento: Hannibal, o canibal. Depois da sua estreia, ele apareceria em mais duas sequências, filmadas por diretores diferentes, mas sempre com o ator inglês Anthony Hopkins no papel do criminoso.

O Silêncio dos Inocentes, 1991

Cenas de “O Silêncio dos Inocentes”, 1991

Quentin Tarantino, que se tornou notável abordando o que envolve a violência cinematográfica, com uma estilização artística radical, já havia destacado o crime organizado em sua linguagem peculiar no longa-metragem Cães de Aluguel, de 1992. No seu filme mais famoso, Pulp Fiction, de 1994, ele filma contos sobre gangsters (com John Travolta e Samuel L. Jackson) e também de criminosos psicopatas, representados pela dupla insana que captura o personagem de Bruce Willis.

Cães de Aluguel, 1992

Cenas de “Cães de Aluguel”, 1992

Ainda nos anos 90, um espetacular filme policial foi lançado, “Os Suspeitos”, dirigido por Bryan Singer. Com um conjunto de personagens e atores formidáveis e uma trama em que o espectador só entende o que está por trás de tudo apenas no final, o filme foi surpreendente com um enredo incrível: Cinco criminosos se encontram durante uma formação policial de rotina. Após a sua libertação, eles planejam realizar um assalto perigoso envolvendo preciosas esmeraldas.

Os Suspeitos, 1995

Cenas de “Os Suspeitos”, 1995

Em 1995, temos um policial tão violento quando enigmático que aborda novamente a figura de um serial killer que mata de acordo com os sete pecados capitais. Trata-se de “Seven”, dirigido por David Fincher. Dois detetives, um novo na cidade e outro prestes a se aposentar, têm a tarefa de prender o criminoso.

Seven, 1996

Cenas de “Seven”, 1995

Um outro assunto preferido do gênero policial tem sido o submundo, envolvido em drogas e prostituição, e onde também predomina a miséria econômica e moral. Além, é claro, da corrupção policial, como pode ser visto no ótimo e premiado Los Angeles, Cidade Proibida, de 1997, dirigido por Curtis Hanson, e com a loura misteriosa Kim Basinger, também ambientado nos anos 50.

Los Angeles, Cidade Proibida, 1997

Cenas de “Los Angeles, Cidade Proibida”, 1997

Século XXI

No século XXI, o filme policial permaneceu ativo e com ótimos filmes. O diretor americano Brian De Palma já havia realizado um grande filme policial intitulado Os Intocáveis, de 1987, e retornou à temática com o complexo e genial A Dália Negra, de 2006. O filme é de detetives num estilo neo-noir e acompanha dois policiais que veem suas vidas desmoronarem quando estão atolados em um caso de assassinato. O roteiro foi extraído do assassinato amplamente sensacionalista de Elizabeth Short nos anos 40.

A Dália Negra, 2006

Cenas de “A Dália Negra”, 2006

O grande diretor Martin Scorcese não poderia faltar na lista de grandes filmes policiais, abordando um “jogo de gato e rato” entre bandidos e policiais que se infiltram simultaneamente um em cada grupo, revelando planos criminosos e traições. Estamos falando do filme “Os Infiltrados”, de 2006, com o qual ele venceu seu Oscar de melhor direção. O filme tem muito suspense e tensão.

Os Infiltrados, 2006

Cenas de “Os Infiltrados”, 2006

Filmes policiais com continuações

Com a expansão dos filmes Blockbusters modernos e também das Franquias, os filmes policiais entraram na onda das continuações. Três deles merecem destaque: Máquina Mortífera, lançado em 1987 e dirigido por Richard Donner, que já conta com três continuações; Duro de Matar, lançado em 1988 e dirigido por John McTiernan, que já conta com quatro continuações; e “Bad Boys”, lançado em 1995 num estilo mais cômico e bagunçado, e dirigido por Michael Bay, que já conta com três continuações.

Os três filmes exploram policiais com problemas pessoais, que não respeitam as regras padrões do trabalho policial e acabam sempre em ações radicais para solucionar os casos. Muita adrenalina, atos de puro heroísmo, comicidade e ação de tirar o fôlego. Os três filmes inovaram com personagens policiais que tem uma vida normal, cheia de rolos e encrencas, mas são imparáveis quando se trata de perseguir bandidos de toda espécie.

Máquina Mortífera, 1987

Cenas de “Máquina Mortífera”, 1987

Duro de Matar, 1988

Cenas de “Duro de Matar”, 1988

Bad Boys, 1995

Cenas de “Bad Boys”, 1995

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