O Festival Internacional de Cinema de Locarno, Suíça
Sobre o Festival
O Festival Internacional de Cinema de Locarno (oficialmente em inglês Locarno Film Festival) é um festival de cinema que ocorre anualmente na cidade de Locarno (Suíça). Fundado em 1946, o Festival exibe filmes em diversas seções competitivas e não competitivas, incluindo programas de longa-metragem narrativo, documentário, curta, vanguarda e retrospectiva. É um dos festivais mais antigos do mundo.
O Festival de Locarno explora o cinema sob todas as perspectivas, para descobrir no presente os cineastas e os filmes destinados a ter futuro.
Cartaz do Festival de Cinema de Locarno, 2023
Local do Festival
O Festival de Cinema ocorre na cidade de Locarno. Locarno é uma comuna e cidade turística da Suíça, no Cantão Tessino. A língua predominante é a italiana. A cidade se situa no sul da Suíça, às margens do Lago Maggiore, na base dos Alpes. É conhecida por seu clima ensolarado. Fundado no século XII, o Castello Visconteo do centro histórico abriga o Museu Cívico, que exibe antiguidades romanas. O Santuario della Madonna del Sasso, do século XV, é um local de peregrinação religiosa repleto de arte com vista para a cidade.
O local das projeções cinematográficas do Festival é na Piazza Grande. Com o seu ecrã gigante, um dos maiores da Europa, dotado de uma qualidade de projeção verdadeiramente excepcional, a Piazza Grande é um dos melhores espaços ao ar livre do mundo. Este cenário magnífico e único é onde todas as noites todos os diversos públicos do festival se reúnem para um grande evento cinematográfico.
Cidade de Locarno, Suíça
Piazza Grande, local do Festival
Principais prêmios
Nos primeiros dois anos o prémio era conhecido por Melhor Filme. Depois por muitos anos o prémio passou a chamar-se de Grande Prémio. O filme vencedor de 1959 recebeu o prémio de Melhor Realização. Houve ainda outra alteração de nome durante muitos anos para “Navegador de Ouro”. Desde 1968 até ao momento este Prémio é conhecido por “Leopardo de Ouro”. O prêmio é atribuído à categoria de Melhor Filme. Outros prémios incluem o Leopardo de Honra para a carreira dos realizadores e o Prix the Public UBS para a escolha do público.
O público da Piazza Grande também atua como o maior júri do planeta, votando no renomado “Prix du Public UBS” (Prêmio do Público). Além disso, há o Prêmio Variety Piazza Grande, escolhido por um painel de críticos de cinema, e destinado a auxiliar a carreira internacional de um filme na seleção.
O Leopardo de Ouro, principal prêmio do Festival
Prêmio do Público, UBS
O primeiro filme premiado no Festival de Locarno, Suíça, 1946
“And Then There Were None” (traduzido no Brasil para o “O Vingador Invisível”) é um filme de drama dos Estados Unidos dirigido em 1945 por René Clair, com roteiro de Dudley Nichols. O filme é considerado como a melhor adaptação cinematográfica de um clássico da escritora Agatha Christie.
Com muita sensibilidade e humor negro, o diretor René Clair caracteriza as pessoas reunidas numa ilha deserta, que esperam em vão pelo seu anfitrião, e que são sucessivamente mortos por ele. O argumento de Dudley Nichols está impregnado de momentos notáveis, e o elenco consegue criar diálogos espontâneos, apesar do espectador nunca se esquecer que se trata de um thriller. É de modo fluente e quase sem grandes esforços que a tensão atinge o seu ponto alto.
“O Vingador Invisível”, primeiro filme premiado no Festival de Locarno em 1946, e o diretor René Clair
Alguns filmes premiados com o Leopardo de Ouro do Festival de Cinema de Locarno, Suíça
“Alemanha Ano Zero”, 1948
Direção: Roberto Rossellini
“O Grito”, 1957
Direção: Michelangelo Antonioni
“O Belo Antonio”, 1960
Direção: Mauro Bolognini
“Momentos Sombrios”, 1972
Direção: Mike Leigh
“Estranhos no Paraíso”, 1984
Direção: Jim Jarmusch
“O Espelho”, 1997
Direção: Jafar Panahi
“The Rebirth”, 2007
Direção: Masahiro Kobayashi
“Regra 34”, 2022
Direção: Julia Murat