Festivais
O Festival Internacional de Cinema de Locarno, Suíça

O Festival Internacional de Cinema de Locarno, Suíça

O Festival Internacional de Cinema de Locarno (oficialmente em inglês Locarno Film Festival) é um festival de cinema que ocorre anualmente na cidade de Locarno (Suíça).  Fundado em 1946, o Festival exibe filmes em diversas seções competitivas e não competitivas, incluindo programas de longa-metragem narrativo, documentário, curta, vanguarda e retrospectiva. É um dos festivais mais antigos do mundo.

O Festival de Locarno explora o cinema sob todas as perspectivas, para descobrir no presente os cineastas e os filmes destinados a ter futuro.

Cartaz do Festival de Cinema de Locarno, 2023

O Festival de Cinema ocorre na cidade de Locarno. Locarno é uma comuna e cidade turística da Suíça, no Cantão Tessino. A língua predominante é a italiana. A cidade se situa no sul da Suíça, às margens do Lago Maggiore, na base dos Alpes. É conhecida por seu clima ensolarado. Fundado no século XII, o Castello Visconteo do centro histórico abriga o Museu Cívico, que exibe antiguidades romanas. O Santuario della Madonna del Sasso, do século XV, é um local de peregrinação religiosa repleto de arte com vista para a cidade.

O local das projeções cinematográficas do Festival é na Piazza Grande. Com o seu ecrã gigante, um dos maiores da Europa, dotado de uma qualidade de projeção verdadeiramente excepcional, a Piazza Grande é um dos melhores espaços ao ar livre do mundo. Este cenário magnífico e único é onde todas as noites todos os diversos públicos do festival se reúnem para um grande evento cinematográfico. 

Cidade de Locarno, Suíça

Piazza Grande, local do Festival

Nos primeiros dois anos o prémio era conhecido por Melhor Filme. Depois por muitos anos o prémio passou a chamar-se de Grande Prémio. O filme vencedor de 1959 recebeu o prémio de Melhor Realização. Houve ainda outra alteração de nome durante muitos anos para “Navegador de Ouro”. Desde 1968 até ao momento este Prémio é conhecido por “Leopardo de Ouro”. O prêmio é atribuído à categoria de Melhor Filme. Outros prémios incluem o Leopardo de Honra para a carreira dos realizadores e o Prix the Public UBS para a escolha do público.

O público da Piazza Grande também atua como o maior júri do planeta, votando no renomado “Prix du Public UBS” (Prêmio do Público). Além disso, há o Prêmio Variety Piazza Grande, escolhido por um painel de críticos de cinema, e destinado a auxiliar a carreira internacional de um filme na seleção.

O Leopardo de Ouro, principal prêmio do Festival

Prêmio do Público, UBS

“And Then There Were None” (traduzido no Brasil para oO Vingador Invisível”) é um filme de drama dos Estados Unidos dirigido em 1945 por René Clair, com roteiro de Dudley Nichols. O filme é considerado como a melhor adaptação cinematográfica de um clássico da escritora Agatha Christie.

Com muita sensibilidade e humor negro, o diretor René Clair caracteriza as pessoas reunidas numa ilha deserta, que esperam em vão pelo seu anfitrião, e que são sucessivamente mortos por ele. O argumento de Dudley Nichols está impregnado de momentos notáveis, e o elenco consegue criar diálogos espontâneos, apesar do espectador nunca se esquecer que se trata de um thriller. É de modo fluente e quase sem grandes esforços que a tensão atinge o seu ponto alto.

“O Vingador Invisível”, primeiro filme premiado no Festival de Locarno em 1946, e o diretor René Clair

“Alemanha Ano Zero”, 1948

Direção: Roberto Rossellini

“O Grito”, 1957

Direção: Michelangelo Antonioni

“O Belo Antonio”, 1960

Direção: Mauro Bolognini

“Momentos Sombrios”, 1972

Direção: Mike Leigh

“Estranhos no Paraíso”, 1984

Direção: Jim Jarmusch

“O Espelho”, 1997

Direção: Jafar Panahi

“The Rebirth”, 2007

Direção: Masahiro Kobayashi

“Regra 34”, 2022

Direção: Julia Murat

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *