Festivais
O Festival Internacional de Cinema de Rotterdam (IFFR), Holanda

O Festival Internacional de Cinema de Rotterdam (IFFR), Holanda

Informações gerais

O International Film Festival Rotterdam (IFFR) (Festival Internacional de Cinema de Rotterdam) é um Festival de cinema realizado anualmente em vários cinemas na cidade de Roterdam, Holanda. É um dos maiores Festivais da Europa, sendo um dos cinco maiores festivais de filmes europeus, ao lado de Cannes, Veneza, Berlim, e de Locarno. Durante doze dias, centenas de diretores e outros artistas apresentam seus filmes para grandes públicos nos cinemas da cidade.

O Festival não é famoso só por ter uma grande variedade de filmes internacionais, mas também por ser amigável a visitantes. Não há tapetes vermelhos para cineastas e diretores, mas a mistura com a multidão e o tema. O Festival é conhecido por ser um evento aconchegante de encontros, debates e incentivo aos novos talentos do cinema.

O primeiro Festival – então chamado ‘International Film’ – foi organizado em junho de 1972 sob a liderança e inspiração de Hubert Bals. Desde o início, o Festival tem se perfilado como um divulgador de filmes alternativos, inovadores e não-comerciais, com destaque para o Extremo Oriente e os países em desenvolvimento. Apesar das dificuldades financeiras, desde meados da década de 1980 o Festival tem crescido a um ritmo constante.

Hubert Bals, fundador do Festival de Rotterdam, e o cartaz do Festival

O fundador Hubert Bals tinha um faro para a arte, inicialmente na música e depois no cinema, e também para a publicidade. Quando foi contratado pela empresa Wolff Cinema Group, uma combinação de cinema de arte e teatro público, isso lhe deu a ferramenta para crescer no mundo do cinema. Wolff deu-lhe a liberdade de organizar todos os tipos de eventos, no que viria a acontecer a fundação do Festival de Cinema de Rotterdam. Após a morte de Hubert Bals, em 1988, foi iniciado o fundo Hubert Bals, utilizado para apoiar cineastas de países em desenvolvimento.

O local do Festival e a cidade de Rotterdam

O Festival Internacional de Cinema de Rotterdam (IFFR) acontece na cidade portuária de mesmo nome, província neerlandesa da Holanda do Sul. O nome “Rotterdam” é derivado de uma represa (dam) em um pequeno rio, o Rotte, que se junta ao Nieuwe Maas no local onde a cidade foi fundada. 

Rotterdam é a segunda maior e mais importante cidade da Holanda, ficando atrás somente da capital, Amsterdam. É Sede do maior porto marítimo da Europa. Além disso, Rotterdam também é considerada uma das grandes cidades de cultura na Europa. Populosa com diversas etnias, Rotterdam respira arte pelos muros, em suas incontáveis galerias de arte, seus belíssimos museus, esculturas à céu aberto e possui um lindo e gigante mercado gastronômico acessível a todos.

Local do Festival de Cinema de Rotterdam e uma imagem da cidade

Programação e prêmios do Festival

O Festival de cinema de Rotterdam oferece uma programação de alta qualidade, com filmes de ficção e documentários cuidadosamente selecionados, além de curtas-metragens e videoarte. O foco do Festival, muito mais do que de diretores conhecidos, são os trabalhos mais recentes de novos e talentosos cineastas. O principal prêmio do Festival é o tigre de ouro.

Programas do Festival:

  • Concurso Hivos Tiger Awards
  • Competição Tiger Awards para Curtas-metragens
  • Futuro brilhante 
  • Espectro
  • Sinais
  • Ribalta

E também: Palestras, performances, instalações, exposições, festas musicais, mercado cinematográfico CineMart .

O Tigre de Ouro, principal prêmio do Festival de Cinema de Rotterdam

O Festival permanece com sua proposta de incentivo ao cinema independente e experimental, mas o seu carácter não-competitivo foi alterado em 1995, quando o VPRO Tiger Awards Competition  foi introduzido e passou a conceder três prémios anuais para jovens cineastas do seu primeiro ou segundo filme de longa-metragem. A partir de 2006, o Tiger Awards também incluiu prêmios para novos curtas-metragens.

O Tiger Award, prêmio especial de incentivo a realizadores iniciantes

Os dois últimos filmes vencedores do Festival de Cinema de Rotterdam

Nas suas duas últimas edições, o Festival de Cinema de Rotterdam premiou dois filmes dos chamados países subdesenvolvidos ou em fase de desenvolvimento: Índia e Paraguai.

Em 2021, o filme indiano “Seixos”, dirigido por PS Vinothraj venceu o Tigre de Ouro. A história do filme é baseada em um incidente real da família do diretor Vinothraj que o inspirou a dirigir o filme. Vinothraj afirmou que passou muito tempo procurando por uma paisagem árida, que era necessária para a história e foi finalmente encontrada em Arittapati, em Madurai, Índia. No enredo, depois que sua esposa foge da violência doméstica, um homem atravessa o escaldante deserto de Tamil Nadu para recuperá-la, com seu filho a reboque.

Seixos, 2021, e o cineasta PS Vinothraj

Cenas de “Seixos”, 2021

A última edição do Festival de Cinema de Rotterdam em fevereiro de 2022 premiou como melhor filme o paraguaio “Eami”, dirigido por uma mulher, Paz Encina. O filme é uma alegoria em defesa da natureza onde a personagem principal, quando vê sua terra invadida por colonos, incorpora Asojá, a deusa-pássaro-mulher, entra e transe ao caminhar lenta e atordoada por sua amada floresta enquanto se prepara para deixá-la para sempre. O filme é tanto um grito de protesto como um pedido de socorro, um alerta pelo fim na natureza e um aviso pela revolta daqueles que há muito estão silenciados, esperando apenas o momento certo de se fazerem ouvir.

Eami, 2022, e a cineasta Paz Encina

Cenas de “Eami”, 2022

eBooks para venda – Clique abaixo no banner para comprar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *