Festivais
O Festival Internacional de Cinema de San Sebastian, Espanha

O Festival Internacional de Cinema de San Sebastian, Espanha

Informações gerais

O Festival Internacional de Cinema de San Sebastián é um dos mais prestigiados e famosos Festivais de cinema do mundo. Ele acontece todos os anos no mês de setembro, na cidade espanhola de San Sebastián. Sua primeira edição foi em 21 de setembro de 1953 e o grande premiado foi o filme “La Guerra de Dios” de Rafael Gil.

O Festival de San Sebastián é o mais importante Festival de cinema da Espanha, assim como um dos mais antigos da Europa. Ao longo da história, o Festival foi cenário de acontecimentos de importância e interesse de dimensão internacional, como a estreia internacional de Vertigo e a estreia mundial de Intriga Internacional, ambos de Alfred Hitchcock.

Em quase setenta anos de existência, o Festival proporcionou o descobrimento de novos talentos do mundo do cinema. Por exemplo, foi o primeiro festival que participou o diretor Roman Polanski no início da sua carreira, além de ter impulsionado a carreira dos diretores Francis Ford Coppola e Pedro Almodóvar.

Grandes cineastas revelados e impulsionados pelo Festival: Roman Polanski, Francis Ford Coppola e Pedro Almodóvar

Uma breve história

Após ser concebido para sua primeira edição em 1953 como Semana Internacional de Cine, no ano de 1954 adquiriu a denominação de Festival Internacional de Cine, ao ser organizado pelo Sindicato Nacional de Espectáculos e o Ministerio de Información y Turismo, satisfeitos pelos resultados obtidos.

Nesta segunda edição, o Festival obteve da Federação Internacional de Associações de Produtores Cinematográficos (FIAPF) a categoria B (Festival não competitivo), como recompensa aos esforços demonstrados pelo governo franquista para flexibilizar a censura e permitir certos privilégios fiscais aos filmes apresentados no certame.

Em 1955 o Festival outorgou pela primeira vez a Concha de Plata como prêmio distintivo da competição — o filme vencedor foi Giorni d’amore, de Guiseppe de Santis — primeiro prêmio concedido pelo Festival a um filme estrangeiro.

Desde o ano de 1991, o Festival é organizado por uma sociedade anônima com a denominação de Festival, cujos acionistas participam em partes iguais, são eles: o Instituto de la Cinematografía y de las Artes Audiovisuales (Ministério da Cultura), o Governo Vasco, a Diputación Foral de Guipúzcoa e a Prefeitura de San Sebastián.

Em 2007, depois de várias edições que foram objeto de duras críticas, na 55ª edição, o Festival estreou uma nova fórmula que combinava o cinema independente e de qualidade internacional, e muito especialmente o latino-americano, capaz de atrair mais público e de agradar os críticos, com uma maior presença de atores e diretores conhecidos pelos público.

Embora esta fórmula tenha permitido o Festival recuperar o apoio do governo local e incrementar sua repercussão midiática, a pressão de outros festivais, com financiamentos superiores ao de San Sebastián, projeta grandes dificuldades para o Festival nos próximos anos.

Cartaz do Festival e o primeiro filme vencedor, “La Guerra de Dios”, 1953

Cidade e Local do Festival

O Festival de Cinema é realizado na cidade espanhola de San Sebastian. San Sebastian (em castelhano) ou Donostia (em basco) é uma cidade turística no Golfo da Biscaia, no montanhoso País Basco da Espanha e capital da província de Guipúscoa. A cidade é bela e tem no turismo e na gastronomia seus principais investimentos e atrações.

É conhecida pela Playa de la Concha e Playa de Ondarreta, praias emolduradas por um pitoresco calçadão à beira-mar e restaurantes de renome mundial. Em sua cidade velha de paralelepípedos (Parte Vieja), lojas de luxo são vizinhas de bares de pintxo vibrantes que combinam vinhos locais com especialidades regionais pequenas.

O Festival de Cinema é realizado no Palácio Kursaal anualmente no mês de setembro.

A cidade espanhola de San Sebastian

Palácio Kursaal, local do Festival de Cinema

Principais prêmios do Festival

O principal prêmio do festival é a Concha de Oro, concedido ao melhor filme em competição na sessão oficial. São entregues também a Concha de Plata ao melhor diretor, ator, atriz, além do Prêmio do Júri para filmes nas categorias de melhor fotografia e roteiro. Também é entregue o prêmio Kutxa – Novos Diretores, voltado a obras cinematográficas que sejam os primeiros ou segundos trabalhos de seus diretores.

A Concha de Oro, principal prêmio do Festival de San Sebastian

Alguns filmes vencedores do Festival Internacional de Cinema de San Sebastian

O Ferroviário, 1956. Direção: Pietro Germi
America America, 1964. Direção: Elia Kazan
O Joelho de Claire, 1971. Direção: Eric Rohmer
Terra de Ninguém, 1974. Direção: Terence Mallick
O Maestro, 1980. Direção:  Andrzej Wajda
O Selvagem da Motocicleta, 1984. Direção: Francis Ford Coppola
Dias Contados, 1994. Direção: Imanol Uribe
Negócios à Parte, 1997. Direção: Claude Chabrol
Tartarugas Podem Voar, 2004. Direção: Bahman Ghobadi
Cidade da Vida e da Morte, 2009. Direção: Lu Chuan
Dentro da Casa, 2012. Direção: François Ozon
O Artista do Desastre, 2017. Direção: James Franco

eBooks para venda – Clique abaixo no banner para comprar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *