Séries para maratonar
Borgen, Sem Limites e Manifesto, três séries que tratam de drama político, a histórica volta ao mundo de barco e mistério sobrenatural

Borgen, Sem Limites e Manifesto, três séries que tratam de drama político, a histórica volta ao mundo de barco e mistério sobrenatural

Série: Borgen, 2010

Criação: Adam Price

Elenco: Sidse Babett Knudsen, Birgitt Hjort, Pilou Asbaek, Soren Malling, Freja Riemann

Onde assistir: Netflix

Sinopse: A história da série narra os jogos de interesse que se desenvolvem na política dinamarquesa, através da personagem Birgitte Nyborg (Sidse Babett Knudsen), uma líder partidária que se converte na primeira mulher a alcançar o cargo de primeiro-ministro da Dinamarca. “Borgen“, que significa castelo, é o termo coloquial utilizado para se referir ao Palácio de Christiansborg, onde estão sediados os três ramos do governo dinamarquês: o Parlamento (legislativo), o Gabinete do Primeiro-Ministro (executivo) e o Supremo Tribunal (judicial)

Comentário: Borgen” é uma série televisiva dinamarquesa de ficção, do gênero drama político, criada por Adam Price e transmitida originalmente entre 2010 e 2013, totalizando 3 temporadas de 10 episódios cada. Aborda com competência os bastidores da política e os envolvimentos pessoais de seus atores. Birgitte Nyborg, a líder do partido centrista Os Moderados (De Moderate), é uma política de personalidade forte que, contra todas probabilidades, se torna a primeira mulher do governo executivo da Dinamarca. Como primeira-ministra, Birgitte Nyborg defronta-se logo com uma questão: até onde se pode ir para manter o poder? Ao longo dos episódios, ela vai percebendo que conciliar a vida pessoal e a vida profissional, bem como os seus ideais e os sacrifícios políticos necessários, não é fácil, especialmente quando se é chefe do governo executivo. Paralelamente, explora-se a relação entre os meios de comunicação social e o poder político, que se condicionam mutuamente, além de temas como as mudanças climáticas e o colonialismo moderno. Ao tratar das relações entre mídia e poder, das consequências emocionais da ascensão política de mulheres e nos dramas psicológicos por que passam as lideranças políticas, a série faz um retrato, que pode ser servir para outros países, de como viabilizar um projeto de governo no meio de intrigas, problemas familiares, reviravoltas, luta pelo poder e muita tensão.

Cenas da série “Borgen”, 2010

Série: Sem Limites, 2022

Criação: Miguel Menéndez de Zubillaga

Direção: Simon West

Elenco: Rodrigo Santoro, Álvaro Morte, Paulo Pinto, Bárbara Goenaga, Carlos Cuevas 

Onde assistir: Prime Video

Sinopse: “Sem Limites” é uma minissérie espanhola da Prime Video que acompanha a primeira viagem de barco ao redor do mundo, empreendida pelos exploradores Fernão de Magalhães (Rodrigo Santoro) e Juan Sebastián Elcano (Álvaro Morte). Em 1519, um grupo de 239 marinheiros zarpou do porto de Sanlúcar de Barrameda, na Espanha., sob a liderança do português Magalhães. Três anos depois, em 1522, apenas 18 deles voltaram, esqueléticos e doentes, no único navio que resistiu às intempéries, agora sob a tutela do espanhol Elcano.

Comentário: Baseado em uma história real, a trama acompanha a viagem histórica do espanhol Juan Sebastián Elcano (Álvaro Morte) e do português Fernão de Magalhães (Rodrigo Santoro) ao redor do mundo, ou seja, foi a primeira circum-navegação ao globo, a serviço da corte espanhola. Em busca de fama, glória e riquezas, a expedição levou três anos para rodear o planeta com motins, traições, fome, tribos selvagens, doenças e muita morte. A série “Sem Limites é uma história épica, cheia de aventuras e emoções, liderada por um navegador tão determinado e corajoso quanto consciente daquilo que fazia. Embora a jornada tivesse como objetivo encontrar um novo caminho para a ilha das especiarias, as Molucas, graças a ela os cientistas da época conseguiram provar que a Terra era redonda. Essa façanha transformou para sempre o comércio, a economia e o conhecimento do mundo que existia no século 16. A série possui uma ótima fotografia, ótimo elenco, ótimo figurino e consegue em poucos episódios contar, de maneira satisfatória, um feito história eterno de uma navegação que durou três anos. O conjunto da série merece, sem dúvida, ser apreciado como uma aula de história que deveria ser contada em escolas de todo o mundo. Afinal, esta é a maior aventura de todos os tempos e seu legado é enorme pois conectou o globo terrestre e transformou as relações entre os países, além de abrir as portas para o comércio internacional e a disseminação cultural do planeta.

Cenas da série “Sem Limites”, 2022

Série: Manifesto, 2018

Criação: Jeff Rack

Elenco: Melissa Roxburgh, Josh Dallas, Athena Karkanis, Jack Messina, Luna Blaise e Holly Taylor.

Onde assistir: Netflix

Sinopse: A série “Manifesto” conta a história intrigante de um grupo de passageiros do Voo 828, que saiu da Jamaica para os Estados Unidos e simplesmente desapareceu no caminho. Após mais de cinco anos e todos os passageiros sendo considerados mortos, eles reaparecem misteriosamente, mas desembarcando no futuro. Enquanto o mundo continuou vivendo normalmente, para os passageiros todos os anos desaparecidos foram apenas uma pesada turbulência durante o voo, que os atrasou em poucas horas. Agora, eles precisam lidar com esse mistério e todas as consequências que ele vem trazendo para suas vidas.

Comentário: A série “Manifesto” mistura drama, suspense, mistério e o sobrenatural para desvendar o que está por trás de acontecimentos estranhos do voo 828 da Montego Air. Apesar da morte anunciada dos passageiros, agora, diante do impossível, todos recebem uma segunda chance, mas, à medida que suas novas realidades se tornam claras, um mistério mais profundo desdobra-se. Os passageiros passam a ouvir vozes e ter visões, batizadas por eles de “chamados”, por trazerem informações importantes sobre problemas e casos que eles precisam solucionar, todos trazendo conexões entre eles. Os chamados desaparecem apenas quando a pessoa escolhida para ouvi-los faz o que as vozes dizem, mesmo que sejam situações perigosas e que incomodem amigos, família e até a polícia, que investiga o caso de maneira mais cética e científica. A série consegue tratar do sobrenatural de uma forma competente sem cair nos exageros. Ao invés de discussões esotéricas comuns em outras produções do gênero, “Manifesto” se alia às ferramentas do mistério e do suspense para prender os espectadores e caminhar nas profundezas da alma humana e até mesmo no desconhecido. O que aconteceu naquele voo e quais as relações do sumiço do avião com o espaço-tempo e a paranormalidade permanecem mistérios em “Manifesto”. Há espaços para interpretações.

Cenas da série “Manifesto”, 2018

eBooks para venda – Clique abaixo no banner para comprar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *