eBooks para venda
eBook “O Cinema de Faroeste”: A formatação da identidade americana e de suas cidades

eBook “O Cinema de Faroeste”: A formatação da identidade americana e de suas cidades

A presente publicação trata do cinema de faroeste no seu contexto histórico. Aborda o chamado Velho Oeste que começou a ser ocupado durante a corrida do ouro na Califórnia em meados do século XIX. Reflete sobre a importância da Guerra Civil americana que, após seu fim, engendrou um processo de ocupação e colonização da região Oeste dos Estados Unidos com todos os seus principais protagonistas.

A ocupação e colonização das terras do Oeste foi uma epopeia de caravanas de colonos, criadores de gado, índios, cowboys e cavalaria. As Diligências também foram importantes para as comunicações entre cidades, transporte de carga leve e de pessoas. Mais tarde, a ferrovia construiu a modernidade da região e a integração entre o Oeste e o Leste.

As caravanas de colonos

Velho Oeste, Oeste Selvagem ou Faroeste (em inglês: Old WestWild West ou Far West), também conhecido como fronteira americana, engloba a geografia, história, folclore e cultura associados à onda de uma vasta extensão territorial ao Oeste dos Estados Unidos com assentamentos coloniais europeus no início do século XVII e terminou com a admissão dos últimos territórios ocidentais como Estados em 1912.

A região que ficou conhecida como Velho Oeste corresponde, hoje, a uma porção de estados americanos do centro e do sudoeste do país, como Texas, Nevada, Arizona, Utah, Novo México, Califórnia e o Colorado. Até a metade do século 19, os EUA se resumiam às porções de terra a leste do Rio Mississippi, que corta o país.

Uma cidade típica do Velho Oeste

O cinema de faroeste (mais conhecido nos Estados Unidos como western), também popularizado sob o termo “filmes de cowboys”, compõe um gênero clássico do cinema norte-americano (ainda que outros países tenham produzido westerns, como aconteceu na Itália, com o seu faroeste spaguetti).

O termo inglês western significa “ocidental” e refere-se à fronteira do Oeste norte-americano durante a colonização. Esta região era também chamada de far west (extremo oeste), e é daqui que provém o termo muito usado de faroeste (também se usou muito no cinema o termo bang-bang).

Os cowboys

O fenômeno da conquista do Oeste se fez à custa dos territórios indígenas, que foram sendo ocupados por colonos e soldados e, rapidamente, rasgados pela ferrovia, o chamado caminho de ferro. Os ancestrais indígenas ocupantes destas terras não puderam resistir ao avanço do “homem branco”, do “cara pálida”. Os índios se adaptaram à vida nas planícies caçando bisões, abundantes no Oeste. Tinham destreza com cavalos e aprenderam a manejar com habilidade armas de fogo.

Diversas guerras entre índios, soldados e colonos aconteceram. Tratados de paz (e os famosos “cachimbos da paz”) também foram alcançados, mas geralmente eram desfeitos na prática. O motor da colonização do Oeste era feito mais na força do que no diálogo com os povos indígenas. Muitas vezes os índios foram massacrados.

Os índios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *