Análise de Filmes
Filme “O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford” de Andrew Dominik, 2007

Filme “O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford” de Andrew Dominik, 2007

Filme: O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford, 2007

Direção: Andrew Dominik

Produção: Brad Pitt, Ridley Scott e Jules Daly

Roteiro: Ron Hansen e Andrew Dominik

Cinematografia: Roger Deakins

Elenco: Brad Pitt, Casey Affleck, Mary-Louise Parker, Sam Shepard, Sam Rockwell

História real e ficção se misturam num faroeste atípico sobre foras da lei e dramas psicológicos

Informações iniciais

O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford é um romance histórico de 1983 do escritor americano Ron Hansen. Ele explora a vida e os tempos de Jesse James e sua gangue, e sua morte nas mãos de Robert Ford.

O título é baseado em uma canção folclórica da época. Com base em uma extensa pesquisa sobre os muitos relatos contemporâneos dos crimes e da vida pessoal de Jesse James, o romance tece uma narrativa em terceira pessoa de eventos reais com imaginações ficcionais da vida de Jesse James, seu irmão Frank, e seus seguidores, incluindo suas atividades de guerrilha, durante a Guerra Civil Americana e sua insurgência posteriormente como notórios ladrões de bancos e trens. 

Embora os irmãos James tenham alcançado a fama de heróis populares por alegarem que compartilharam abertamente o saque de seus roubos, o romance revela que eles guardaram todo o dinheiro para si.

O escritor Ron Hansen, autor do romance sobre Jesse James

História e o enredo

Após muito tempo de carreira de foras da lei, os irmãos Jesse e Frank James encontram Charley e Robert Ford, ambos os quais Jesse James eventualmente recrutam para sua gangue. Robert Ford é retratado como um bajulador obcecado pela celebridade nacional de Jesse James e espera um dia obter fama semelhante para si mesmo. 

Enquanto Jesse James enfrenta uma pressão crescente das autoridades, ele começa a suspeitar que aqueles ao seu redor estão conspirando para traí-lo. De fato, os Fords acabam negociando um acordo com o governador do Missouri, EUA, para capturar ou matar Jesse James em troca da recompensa oferecida e exoneração por seus crimes anteriores.

Após o assassinato de Jesse James, os Fords recebem a absolvição prometida e uma parte do dinheiro da recompensa, mas são quase unanimemente detestados e condenados ao ostracismo pelo público americano. As histórias de suas vidas e mortes subsequentes são contadas tendo como pano de fundo sua notoriedade como os canalhas mais repreensíveis da América.

Os atores Brad Pitt e Casey Affleck nos papeis de Jesse James e Robert Ford. Uma relação psicológica pesada.

Quem foi Jesse James?

Jesse Woodson James nasceu no Condado de Clay, Missouri, na atual Kearney, e morreu também no Missouri em1882. Foi um fora da lei do Velho Oeste dos Estados Unidos, conhecido por seus roubos. Porém, nem sempre Jesse James foi um fora da lei. Antes de entrar para o mundo do crime, Jesse e seu irmão Frank eram agricultores, com um pai pregador da Igreja Batista.

A Guerra Civil Americana esfacelaria o Estado do Missouri e mudaria a vida de Jesse James. Ele foi ferido nessa guerra. O conflito havia levado a população americana a se dividir em facções antagonistas: os antiescravagistas radicais da União, norte dos Estados Unidos, que venceram a guerra, e os Confederados, escravagistas, sul dos Estados Unidos, que perderam a guerra. Jesse James estava entre os perdedores. Virou fora da lei pelas circunstâncias históricas.

Diante de um contexto de fracasso e de uma mídia da época histórica que disseminou negativamente sua imagem após alguns roubos, Jesse James não encontrou outra forma de vida que não fosse a de um fora da lei e se tornou um dos melhores cowboys a utilizar uma arma. Alguns dizem que seu primeiro assassinato ocorreu com 14 anos de idade. Ao longo de sua vida, Jesse teria matado pelo menos vinte pessoas.

Jesse James: Um agricultor que se tornou um fora da lei

Sobre o Diretor do filme

Andrew Dominik é um grande talento do cinema como Diretor e roteirista. Nasceu na Nova Zelândia, mas mora na Austrália desde a infância. Ele se formou na Swinburne Film School e Melbourne em 1988. Sua carreira no cinema começou em 2000, quando dirigiu Chopper baseado num notório criminoso australiano. Seu sucesso de crítica veio com O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford, em 2007. Sua parceria e amizade com o ator Brad Pitt rendeu mais um filme surpreendente: Killing Them Softly (traduzido para Matando-os Suavemente), de 2012

O Diretor Andrew Dominik

O filme: Denso e emotivo

O filme O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford explora uma relação afetiva bonita, mas também psicologicamente arrasadora, entre Jesse James e Robert Ford, os personagens principais do filme. Entre o fora da lei Jesse James (Brad Pitt) e seu eventual assassino, Robert Ford (Casey Affleck). Jesse James virou um pistoleiro por circunstâncias históricas e seus roubos se tornaram fatos e lendas. Ficou em guerra com os seus inimigos, que tentaram capturá-lo para ficarem com a recompensa e a glória. Mas o grande perigo para a sua vida podia estar naqueles em quem mais confia.

Pela ordem: Os atores Brad Pitt e Casey Affleck

Jesse James, antes de roubar bancos, trens e viajantes, ele foi um cidadão da América no percurso da Guerra Civil Americana do século XIX. Teve os seus próprios problemas emocionais e de sobrevivência. Tudo isso foi exposto no filme, de uma maneira bem psicológica. Entre planejamentos de assaltos e outros esquemas, se tornou um fora da lei lembrado e sensível. Já Robert Ford, também um personagem da América histórica, desde garoto, admira seu herói, Jesse James. Robert Ford venera Jesse James desde novo, desde sempre. Se ele não pode ser igual ao seu herói, então que seu herói morra.

Jesse James, um personagem da América do norte durante e após a guerra civil do século XIX

Robert Ford, um jovem que adora o seu ídolo Jesse James. Se tornou alguém que mata a quem ama.

Não é preciso escrever mais nada. O filme O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford é uma obra prima do cinema mundial.

Cenas de “O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford”, 2007

eBooks para venda – Clique abaixo no banner para comprar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *