Os Melhores Filmes de Todos os Tempos
Os melhores filmes dos anos 2000 a 2009

Os melhores filmes dos anos 2000 a 2009

O contexto histórico

A primeira década do século XXI se tornou o século da globalização econômica e financeira e da revolução da tecnologia e dos computadores. O mundo estava entrando numa fase de criação de organismos multilaterais de negociação diplomática e econômica. Houve uma crise global em 2008 que reduziu o crescimento econômico dos países.

Na política internacional, este período é marcado por ações militares dos Estados Unidos em países do Oriente Médio, na chamada Guerra ao Terrorismo: Guerra do Afeganistão e Guerra do Iraque. Os conflitos foram desencadeados pelos atentados terroristas ao World Trade Center em Nova York em 11 de setembro de 2001.

Os países da União Europeia passam, em sua maioria, a adotar o euro como moeda comum entre os países membros do bloco e para as transações financeiras internas, substituindo as moedas nacionais. Nos países da América Latina, partidos de esquerda chegam ao poder através de eleições. Cuba experimenta uma certa abertura, apesar do bloqueio à ilha. A China vai se tornando a segunda maior potência econômica do mundo.

No cinema, a primeira década do século XXI foi promissora. Filmes americanos foram produzidos com roteiros bem elaborados e onde a tônica foram os conflitos humanos, principalmente a violência urbana, crimes, mas também teve abordagens históricas. Pelo mundo afora, o perfil foi de filmes reflexivos e bastante diferenciados, misturando novos diretores com aqueles já consagrados.

Especial atenção vai para o filme brasileiro “Cidade de Deus”, sobre marginalidades, jovens perdidos, vidas desamparadas nas favelas do Rio de Janeiro, Brasil. A imagem abaixo mostra infância, sonho, emoção, tudo aparente, pois a vida é absurdamente desigual.

Lista dos melhores filmes dos anos de 2000 a 2009

Filme: Dançando no Escuro, 2000, Dinamarca

Direção: Lars Von Triers

Comentário: O filme se passa nos Estados Unidos, no ano de 1964, e a protagonista é Selma Jezková (Björk), uma imigrante tcheca que se mudou para aquele país com seu filho Gene (Vladica Kostic). O que ninguém sabe é que Selma sofre de uma doença hereditária degenerativa que está lhe ocasionando uma rápida cegueira progressiva. Por este motivo, Selma guarda cada centavo em uma lata em sua cozinha para custear uma operação que evite que seu filho sofra do mesmo destino. Apesar de musicalmente bonito, o filme é um drama pesado.

Cenas de “Dançando no Escuro”, 2000

Filme: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, 2001, França

Direção: Jean-Pierre Jeunet

Comentário: Ao mudar de um subúrbio triste para o bairro artístico de Montmartre, em Paris, Amelie, uma jovem garçonete, se lança em seu mundo imaginativo. Engaja-se, então, na realização de pequenos gestos a fim de ajudar a tornar mais felizes as pessoas ao seu redor. Ela ganha aí um novo sentido para a sua existência. Sua busca por espalhar alegria a leva a uma jornada onde ela encontra o amor verdadeiro. Um filme colorido, fantasioso e ao mesmo tempo abordando uma realidade de possibilidades de fazer da vida algo que valha a pena.

Cenas de “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, 2001

Filme: Cidade dos Sonhos, 2002, Estados Unidos

Direção: David Lynch

Comentário: O filme é um drama sobre percalços de vida e da busca por realizações pessoais. Um acidente automobilístico na estrada Mulholland Drive, em Los Angeles, dá início a uma complexa trama que envolve diversos personagens. A tímida Betty (Naomi Watts), que chega do Canadá a Los Angeles para realizar o sonho de tornar-se atriz e Rita (Laura Harring), que acabara de perder a memória num acidente de carro. Enquanto isso, um diretor de cinema procura uma atriz específica para seu filme, convencido por dois estranhos irmãos com jeito de mafiosos. Um filme difícil pelo seu tema de luta pessoal.

Cenas de “Cidade dos Sonhos”, 2002

Filme: Cidade de Deus, 2002, Brasil

Direção: Fernando Meirelles

Comentário: O filme retrata o crescimento do crime organizado na Cidade de Deus, uma favela que começou a ser construída nos anos 1960 e se tornou um dos lugares mais perigosos do Rio de Janeiro no começo dos anos 1980. Para contar a trajetória deste lugar, o filme narra a vida de diversos personagens marginais e eventos violentos que se entrelaçam no decorrer da trama. Tudo pelo ponto de vista de Buscapé, o protagonista-narrador que cresceu em um ambiente muito hostil. Porém, ele vai tentando não ser fisgado pela vida do crime. O filme aborda uma realidade social terrível que não muda.

Cenas de “Cidade de Deus”, 2002

Filme: Era Uma Vez no México, 2003, Estados Unidos

Direção: Robert Rodriguez

Comentário: O filme é fantástico. Com técnicas de cinema baseadas no teatro. E com um elenco de atores incrível. A trama mistura cinema policial com espionagem, fora dos padrões convencionais. Mariachi (Antonio Banderas) é um justiceiro que está em busca do líder de um cartel, que tem elaborado um plano para derrubar o atual Presidente do México (Pedro Armendáriz Jr.). Porém ele precisa também se preocupar com Sands (Johnny Depp), um agente da CIA corrupto que o contratou para realizar o serviço.

Cenas de “Era Uma Vez no México”, 2003

Filme: A Vila, 2004, Estados Unidos

Direção: M. Night Shyamalan

Comentário: O enredo nos leva para situações de ansiedade e até mesmo de terror: Uma cidade isolada vive com medo de um monstro desconhecido da floresta ao redor. Mas quando um membro da comunidade fica gravemente ferido, uma garota cega parte para a floresta em busca de ajuda. Mas não é só isso. O filme trata da tentativa de pessoas sofridas pela violência urbana que criam uma comunidade alternativa para tentar viver uma vida em paz. Mas, não adianta fugir do medo e da opressão com outra roupagem de medo e de opressão. E o que fazer com uma busca por uma vida utópica, mas que se torna uma fuga ou mesmo um dilema?

Cenas de “A Vila”, 2004

A Criança, 2005, Bélgica

Direção: Jean-Pierre e Luc Dardenne

Comentário: Nos subúrbios de Liège, na Bélgica, um jovem casal, Bruno de 20 anos e Sonia de 18 anos, sobrevivem do subsídio de desemprego de Sonia e dos roubos insignificantes que Bruno e a sua gangue fazem. Nesta precária situação, Sonia dá à luz a Jimmy, filho de ambos. Bruno, um pai imaturo e despreocupado, demonstra pouco interesse por esta criança até que recebe uma oferta monetária pela sua venda no mercado negro da adoção. Um filme sobre temáticas sociais modernas e terríveis.

Cenas de “A Criança”, 2005

Filme: Volver, 2006, Espanha

Direção: Pedro Almodóvar

Comentário: O cineasta espanhol Pedro Almodóvar é modernista e já realizou críticas às convenções sociais de maneira ácida e muito colorida. “Volver” é um filme mais emotivo e até mesmo com um tom religioso. Na verdade, é um filme sobre o perdão. Sole, uma jovem, visita sua aldeia ancestral para assistir ao funeral de Paula, sua tia. No entanto, para seu horror, ela encontra o fantasma de sua mãe, que morreu anos atrás. Após muitos envolvimentos íntimos sobre uma família, sobre a morte, todos acabam por se dar conta de que o perdão de um é a redenção pelo pecado do outro.

Cenas de “Volver”, 2006

Filme: O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford, 2007, Estados Unidos

Direção: Andrew Dominik

Comentário: O filme revela a vida privada e pública de Jesse James, o mais conhecido fora-da-lei americano. Enquanto planeja seu próximo grande roubo, e estando em guerra com os seus inimigos, que tentam capturá-lo para ficarem com a recompensa e a glória, Jesse James precisa enxergar que o grande perigo para a sua vida pode vir daqueles em quem mais confia. O filme é brilhante, tenso, denso, psicológico e apresenta um personagem complexo, com suas emoções latentes, Robert Ford, que idolatra um bandido desde a infância, e que ao mesmo tempo tem um desejo crescente de matá-lo.

Cenas de “O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford”, 2007

Filme: Onde Os Fracos Não Tem Vez, 2008, Estados Unidos

Direção: Joel e Ethan Coen

Comentário: O filme conta a história de um caçador que encontra por coincidência uma grande quantia de dinheiro numa cena de um crime, desencadeando uma perseguição por parte do receptor original do dinheiro na região desértica do Oeste do Texas em 1980, um ambiente desolado. Assim como em seus filmes anteriores, Fargo e Blood Simple, os diretores do filme, Joel e Ethan Coen, exploram com precisão e brilhantismo temas relacionados ao acaso, à circunstância, ao desespero, à ganância e à morte.

Cenas de “Onde Os Fracos Não Tem Vez”, 2008

Filme: A Fita Branca, 2009, Áustria

Direção: Michael Haneke

Comentário: O filme trata das origens da mentalidade nazista. Usando seu status social e punições severas, um barão (Ulrich Tukur), um médico (Rainer Bock) e um pastor (Burghart Klaussner) governam uma pequena vila alemã. Um dia, o médico cai do cavalo depois que ele tropeça em um arame amarrado entre duas árvores.  Não há suspeitos, mas um professor local (Christian Friedel) começa a enxergar culpados. O tema do filme é a punição: a educação, a instituição da disciplina, as mensagens através do castigo. E estranhos acontecimentos se sucedem. O filme é lento, escuro, denso, antevendo uma tragédia social e humana que viria com o nazismo.

Cenas de “A Fita Branca”, 2009

eBooks para venda – Clique abaixo no banner para comprar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *