Séries para maratonar
Guerreiras, Wandinha e O Último de Nós, três séries que tratam de heroínas anônimas, comédia bizarra e mundo pós-apocalíptico

Guerreiras, Wandinha e O Último de Nós, três séries que tratam de heroínas anônimas, comédia bizarra e mundo pós-apocalíptico

Série: Guerreiras, 2022

Criadoras: Céline Lorne, Camille Treiner

Elenco: Julie de Bona, Audrey Fleurot, Camille Lou, Sofia Essaidi, Tom Leeb, Sandrine Bonnaire

Onde assistir: Netflix

Enredo: A Primeira Guerra Mundial, com início em 1914, assola a França e as tropas nacionais são mobilizadas para combater os alemães. Enquanto os homens precisam ir para a linha de frente combater, as mulheres precisam lutar suas próprias batalhas. Em meio ao caos, o destino de quatro mulheres de origens muito distintas se cruza.

Comentário: Na trama, quando os homens franceses partem para o front de batalha contra a Alemanha no início da Primeira Guerra Mundial, as mulheres tomam seus postos nos campos, fábricas e hospitais. E o destino junta quatro mulheres diferentes. São elas: Marguerite, uma misteriosa prostituta parisiense; Suzanne, uma enfermeira feminista; Agnès, a Madre Superiora de um convento requisitado; e Caroline, que acaba de ser promovida ao cargo de chefe na fábrica de sua família após o marido ser recrutado para o conflito bélico. Com uma produção impecável da televisão francesa, a série inicia já no meio do conflito com as mulheres tendo que tomar as rédeas dos acontecimentos que atingem o entorno dos combates, se tornando verdadeiras heroínas anônimas. Os destaques vão para a fotografia, os figurinos e a reprodução de época, bem como o ritmo movimentado da narrativa. Além disso, a minissérie da Netflix aborda temas extremamente importantes como o feminismo, o machismo, a hipocrisia religiosa, as mazelas da guerra, a maldade do ser humano, de forma inovadora e competente. É, sem dúvida, uma narrativa histórica importante baseada em relatos da época que, por si só, vale assistir.

Cenas da série “Guerreiras”, 2022

Série: Wandinha, 2022

Criadores: Alfred Gough e Miles Millar

Direção: Tim Burton

Elenco: Jenna Ortega, Cristina Ricci, Catherine Zeta-Jones, Luiz Guzmán, Emma Myers

Onde assistir: Netflix

Enredo: Baseada nos personagens clássicos de A Família Addams, a sétie “Wandinha” (Wednesday no original) acompanha a infame personagem, enquanto ela investiga uma série de assassinatos sobrenaturais pela cidade. A trama explora a adolescência de Wandinha estudando na Academia Nevermore, uma escola onde ela aprende a dominar suas habilidades paranormais. Conforme Wandinha se aprofunda nos mistérios que circundam a cidade, ela descobre que algo também sobrenatural envolveu seus pais há 25 anos atrás.

Comentário: Em primeiro lugar, é muito interessante e salutar assinalar que a série “Wandinha” é dirigida pelo diretor americano Tim Burton, especialista em filmes de fantasias bizarras e muitas vezes macabras. Pela sua grande experiência em temas dessa natureza, Tim Burton soube maravilhosamente bem misturar nessa série uma comédia de terror com tons sobrenaturais, o que garante ao espectador calafrios, medos e diversão. Ainda mais, sua personagem principal é uma adolescente inteligente, sarcástica e apática, que também sabe ser perigosa. Ela aparenta ser meio morta por dentro, mas muito sagaz ao fazer amigos, inimigos e investigar assassinatos. Aprendendo a lidar com a puberdade e seus poderes paranormais, a jovem é obrigada a estudar na antiga escola de seus pais, a Escola Nunca Mais, local de monstros e aberrações. A personagem está sempre vestida de preto e tem uma atmosfera bastante obscura, mesmo assim é impossível não se apaixonar por ela. Para quem lembra das histórias da “Família Adams”, a série “Wandinha” tem todo esse tom sobrenatural, humor, e traz uma ambientação muito nostálgica para quem sempre foi fã daquela família assustadora. Ao “correr atrás dos assassinatos”, Wandinha se torna uma personagem intrigante e afiada, ainda que cause ao espectador certo estranhamento à primeira vista. Mas, depois, todo mundo se apega.

Cenas da série “Wandinha”, 2022

Série: O Último de Nós, 2023

Criadores: Craig Mazin e Neil Druckmann

Elenco: Pedro Pascal, Bella Ramsey, Anna Torv, Nico Parker, Nick Offerman, Gabriel Luna

Onde assistir: HBO MAX

Enredo: Vinte anos após a quase extinção da humanidade devido a um surto mortal causado por um fungo conhecido como cordyceps, um temido contrabandista é contratado para escoltar uma adolescente imune à doença para fora de uma zona de quarentena perigosa. Num mundo pós-apocalíptico, o que começa como um pequeno trabalho se torna uma aventura perigosa e emocionante, conforme eles atravessam os Estados Unidos e dependem um do outro para sobreviver em meios a vários monstros e inimigos.  

Comentário: A série “O Último de Nós” (no original “The Last of Us”) é baseada na franquia de jogos de videogame de mesmo nome. Como já vimos em outros filmes e mesmo em outras séries, o tema gira em torno de um mundo pós-apocalíptico, dessa vez resultante de uma epidemia de um fungo. A população sobrevivente é obrigada a permanecer dentro de zonas de quarentena. Eis que sabemos da existência dos vagalumes, uma milícia paramilitar que se revoltou contra a opressão em várias zonas de quarentena com a intenção de restaurar o controle do governo e seus membros são os poucos que buscam pela cura da infecção dos Cordyceps, o fungo destruidor. Quando infectados, o fungo transforma as pessoas em criaturas malignas, canibais, e se espalha rapidamente com uma simples mordida. Apesar do tema do fim do mundo não ser nada de novo, a série se segura bem com cenários de destruição visualmente muito bons e ótimas atuações. Além disso, temos um herói “fora da lei” e uma adolescente em fuga que é a chave para salvar a humanidade da terrível doença. Acredita-se que a garota tenha em seu DNA o que é necessário para a cura, já que seu corpo não reage ao fungo. Apesar da luta contra os zumbis, que se torna tanto asqueroso quanto aterrorizante, mas já mostrado em outros filmes, o interessante é que há o fim da estrutura social da humanidade e que os vilões não são os monstros, mas aqueles que lutam para proteger a área de quarentena, criando exércitos e regras extremistas.

Cenas de “O Último de Nós”, 2023

eBooks para venda – Clique abaixo no banner para comprar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *