Os Melhores Filmes de Todos os Tempos
Os melhores filmes dos anos de 1920

Os melhores filmes dos anos de 1920

O Contexto histórico

O cinema na década de 20 apresentou uma expansão na produção, funcionamento de grandes estúdios e domínio das técnicas cinematográficas. O cinema mudo predominou nessa época até 1927, quando foi lançado o filme falado “O Cantor de Jazz”. Os filmes ganhavam força com o aumento dos investimentos, qualidade artística e já conseguiam lucratividade.

Em Hollywood, as comédias fizeram muito sucesso, com destaque para Charles Chaplin e Buster Keaton. Atores e atrizes ganhavam fama e se tornavam estrelas do cinema.  Na Europa e outras fronteiras, as narrativas eram diferenciadas, os filmes já tratavam de temas inovadores como filmes sombrios, dramas históricos, sexualidade e até mesmo ficção científica. O cinema expressionista alemão, em especial, foi muito poderoso nesse período.

Foram selecionados 10 filmes que representam muito bem o cinema da década de 20. Alguns deles constam em várias listas de especialistas pelo mundo, outros foram escolhas particulares do Blog cinemaemfoco.com

Lista dos melhores filmes dos anos 20

Filme: O Gabinete do Dr. Caligari, 1920, Alemanha

Direção: Robert Wiene

Comentário:Ofilme faz parte do movimento expressionista alemão que se caracteriza pelo estilo visual sombrio e pelo contraste desestabilizado entre insanidade e sanidade, a percepção subjetiva da realidade e a dualidade da natureza humana. Conta a história de um hipnotizador insano  (Werner Krauss) que usa um sonâmbulo (Conrad Veidt) para cometer assassinatos. O filme se utiliza de cenários góticos, retorcidos, estruturas e paisagens que se inclinam e torcem em ângulos inusitados, e sombras e raios de luz pintados diretamente nos cenários.

Cenas de “O Gabinete do Dr. Caligari”, 1920

Filme: A Carruagem Fantasma, 1921, Suécia

Direção: Victor Sjöström

Comentário:O filme tem atmosfera sombria e trata de um bêbado chamado David Holm (Victor Sjöström) que, na noite da véspera de Ano Novo, é compelido pelo condutor fantasma da carruagem da morte a refletir sobre seus erros do passado. O filme é notável por seus efeitos especiais e sua estrutura narrativa inovadora com flashbacks dentro de flashbacks. Tem sido caracterizado como pertencente a vários gêneros, chamado de conto moral sobre vida e morte,  um filme de fantasia assombrada e um filme de terror.

Cenas de “A Carruagem Fantasma”, 1921

Filme: A Última Gargalhada, 1924, Alemanha

Direção: Friedrich Murnau

Comentário: Um idoso porteiro (Emil Jannings) de um elegante hotel em Berlim é afastado de seu cargo e rebaixado na função de criado do banheiro masculino, o que provoca grande impacto negativo no orgulho do velho homem, que até então era tratado com grande respeito por todos. O filme toca diretamente na ferida do capitalismo, mostrando como a perda do emprego pode trazer sérios danos financeiros e psicológicos no cidadão, e, consequentemente, pode provocar um efeito desastroso na autoestima da pessoa.

Cenas de “A Última Gargalhada”, 1924

Filme: Em Busca do Ouro, 1925, Estados Unidos

Direção: Charles Chaplin

Comentário: O grande artistaCharles Chaplin declarou que gostaria de ser lembrado por esse filme que é uma espetacular mistura de aventura, paixão e sobrevivência. No Alasca, Carlitos (Charles Chaplin) tenta a sorte como garimpeiro em meio a corrida do ouro de 1898. Lá ele conhece o gordo e solitário Big Jim (Mack Swaim), com quem cria bastante confusão após uma tempestade de neve, e se apaixona por uma dançarina (Georgia Hale). O filme é divertido, sentimental e profundamente humano.

Cenas de “Em Busca do Ouro”, 1925

Filme: O Encouraçado Potemkin, 1925, União Soviética

Direção: Sergei Eisenstein

Comentário: Ofilme apresenta uma representação dramática do motim ocorrido em 1905 na Rússia, quando os marinheiros da tripulação do encouraçado russo Potemkin se rebelaram contra seus oficiais superiores. O filme se tornou um veículo de propaganda revolucionária da revolução bolchevique. Além disso, o diretor Eisenstein foi revolucionário também nas técnicas de montagem e filmagens de cenas de rostos e multidões sempre com dramatização máxima. O filme foi proibido em alguns países e depois se tornou um dos maiores clássicos do cinema.

Cenas de “O Encouraçado Potemkin”, 1925

Filme: A General, 1926, Estados Unidos

Direção: Buster Keaton

Comentário:  O filme foi inspirado numa história verídica de um evento que ocorreu durante a Guerra Civil Americana e acompanha Johnnie Gray (Buster Keaton), um maquinista que foi preterido para lutar ao lado dos Confederados e que se envolve em muitas peripécias e loucuras para provar que não é covarde e salvar sua amada Annabelle (Marion Mack) que é presa junto com sua locomotiva roubada pelos partidários da União. O filme fracassou nas bilheterias, mas se tornou um filme cult. 

Cenas de “A General”, 1926

Filme: Metrópolis, 1927, Alemanha

Direção: Fritz Lang

Comentário: Este influente filme alemão de ficção científica apresenta uma cidade futurista altamente estilizada, onde ricos industriais e magnatas de negócios reinam sobre a cidade de Metrópoles a partir de colossais arranha-céus, enquanto trabalhadores do subsolo são explorados para operar as grandes máquinas que a alimentam. O filme é sombrio, vislumbra um futuro tecnológico opressor, com efeitos especiais sofisticados para a época e apresenta uma metáfora da luta de classes mostrando um abismo entre os trabalhadores e os ricos.

Cenas de “Metrópolis”, 1927

Filme: O Cantor de Jazz, 1927, Estados Unidos

Direção: Alan Crosland

Comentário: Trata-se de  um filme de drama musical americano. Foi o primeiro longa-metragem falado e o seu lançamento anunciou a ascensão comercial dos filmes sonoros e marcou efetivamente o fim da era do cinema mudo. O filme retrata a história fictícia de Jakie Rabinowitz (Al Jolson), um jovem artista que desafia as tradições de sua devota família judia em suas ambições profissionais. Para se tornar um cantor de jazz de sucesso, o personagem pinta o rosto de preto, atuando em blackface.

Cenas de “O Cantor de Jazz”, 1927, Estados Unidos

Filme: A Paixão de Joana D’Arc, 1928, França

Direção: Carl Dreyer

Comentário: O filme resume o tempo em que Joana d’Arc, uma heroína francesa que virou uma Santa católica, foi prisioneira da Inglaterra na Idade Média, retratando seu julgamento e execução. O filme é conhecido por sua incrível cinematografia e uso de close-ups. O diretor Dreyer optou por uma linguagem teatral e não permitia que os atores usassem maquiagem e utilizou desenhos de iluminação que faziam os atores parecerem mais grotescos. O filme foi polêmico, sofreu censuras e cortes, mas se tornou um clássico.

Cens de “A Paixão de Joana D’Arc”, 1928

Filme: A Caixa de Pandora, 1929, Alemanha

Direção: Georg Pabst

Comentário:O filme mistura drama e sensualidade e trata da história de Lulu (Louise Brooks), uma jovem dançarina charmosa, sedutora e imprudente, cuja sexualidade crua e a natureza desinibida trazem a ruína para si mesma e para aqueles que a amam. O filme estava além do seu tempo ao abordar o tema da sexualidade de maneira não convencional, sem pudor, rompendo barreiras morais. O filme é denso e trágico. A atriz americana Louise Brooks deu um show de atuação e se tornou uma estrela do cinema.

Cenas de “A Caixa de Pandora”, 1929

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